Enquanto R7 Picerno faturou o título do Campeonato Amador RMC do ano passado, o Parque Brasília foi o vencedor da Série Ouro A; temporada promete muitas emoções (Lukinha Silva)
A Liga Campineira de Futebol inicia a partir de hoje o período de inscrições para o Campeonato Amador RMC 2025, competição que abrange equipes da cidade e da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O atual campeão da divisão de elite é o R7 Picerno, que no ano passado venceu nos pênaltis o Parque Brasília em jogo realizado na praça de esportes do São Bernardo.
A entidade retomará a sua temporada após a finalização da Copa Campinas, vencida pelo Unidos dos Campos Elíseos em 17 de dezembro e que na final bateu o Só Molekes pelo placar de 1 a 0. O gol foi marcado por Robinho. O vencedor ficou com prêmio de R$ 10 mil enquanto o vice ficou com R$ 5 mil. “
A ideia é fazer a Série B com 64 equipes e a Série A com 32 times, sendo que seis equipes da Série B do ano passado subiram para a divisão de elite. Nós teremos premiação para o campeão e o vice-campeão e a inscrição terá custo zero para as equipes, que também não vão pagar taxa de arbitragem”, disse o vice-presidente da entidade, César Augusto de Oliveira, o Cesinha. A previsão é que a divisão de elite seja iniciada após o carnaval. Já o pontapé inicial da Série B deve acontecer duas semanas depois.
Caso confirme sua inscrição, a competição será a chance do Parque Brasília confirmar a sua hegemonia em Campinas, retomada a partir da conquista da Série Ouro A. A nova temporada será a oportunidade de confirmar a validade da reformulação promovida pela equipe, que apostou em jogadores mais jovens desde 2023 e deixou de apelar aos famosos “medalhões” do mercado.
A impressão deixada pelo Parque Brasília na Série Ouro A foi a melhor possível. O time treinado por Wallace Junior, o Parque Brasília, marcou 25 gols e sofreu apenas seis.
O outro finalista, o EC Pureza, fundado em 1998, terminou com 30 gols marcados e apenas quatro sofridos na última edição da Série Ouro A, contando com a habilidade de Khawhan Leandro da Silva Souza e Paulo Henrique da Silva, seus principais goleadores. Ao contrário das equipes do futebol amador, o Pureza prioriza o calendário para a competição organizada pela Prefeitura de Campinas e não participa dos certames promovidos pela Liga Campineira, presidida por Nenê Tognolo e que tem Marco Abi Chedid como presidente de honra.
CONSOLIDAÇÃO
A nova temporada é a consolidação da gestão iniciada em maio de 2023. Na ocasião, diversos projetos foram colocados em andamento e começam a dar frutos. Um dos principais é o foco na formação dos árbitros que trabalham nos jogos da Liga Campineira de Futebol. Mesmo com a adoção de rodadas duplas nas praças esportivas da cidade, ainda foi registrada escassez de profissionais de arbitragem.
No ano passado, para prolongar o quadro de falta de material humano, existiu a necessidade de importar profissionais de outras cidades da Região Metropolitana de Campinas, o que acarretou aumento de custos. Com a realização dos cursos de arbitragem promovidos pela Federação Paulista de Futebol, a expectativa é o surgimento de novos profissionais para apitar os jogos das competições previstas no calendário. “Como a Liga é filiada à Federação Paulista de Futebol, novos cursos de árbitros serão realizados, e mais com alunos de Campinas. Fizemos apenas o primeiro”, esclareceu Cesinha.
Ao mesmo tempo, a Liga Campineira de Futebol tem preocupação com o estado dos gramados fornecidos à entidade pela Prefeitura e proprietários particulares. A intenção é que esse pesadelo seja diminuído substancialmente com o trabalho de tratamento usando a usina de compostagem da Prefeita de Campinas.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram