HÁ 26 ANOS

Lembranças de uma luta histórica do judô campineiro

A lenda Aurélio Miguel não resistiu a um jovem lutador campineiro de 24 anos

Esportes Já
20/03/2023 às 09:00.
Atualizado em 20/03/2023 às 10:13
Capa do Correio Popular em 1997 exibe emoção de Marcelo Figueiredo ao vencer Aurélio Miguel nos Jogos Abertos de Bragança Paulista (Reprodução)

Capa do Correio Popular em 1997 exibe emoção de Marcelo Figueiredo ao vencer Aurélio Miguel nos Jogos Abertos de Bragança Paulista (Reprodução)

O gesto das mãos unidas em forma de agradecimento e o olhar para o céu diante do adversário caído dão a dimensão daquela vitória. Medalhista de ouro e de bronze nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, e de Atlanta, em 1996, respectivamente, a lenda Aurélio Miguel não resistiu a um jovem lutador campineiro então com 24 anos. O duelo de judô aconteceu nos Jogos Abertos do Interior de Bragança Paulista, em 1997, mas teve um sabor de Mundial para Marcelo Figueiredo. “Foi uma luta que representou um marco na minha carreira, um divisor de águas”, reconhece. 

Hoje, Marcelo Figueiredo relembra a luta que abriu portas na sua vida. Talvez, o nome de sua academia de esportes em Barão Geraldo, que completa 20 anos neste 2023, teria um peso menor não fosse aquele momento. “O Aurélio tinha acabado de ser vice-campeão mundial”, recorda o campineiro, que venceu a lenda por ippon. “Foi apenas o segundo ippon que ele levou na vida”, conta. “Dei um wazari e, na sequência, o imobilizei no restante do tempo.” 

Na época, Figueiredo vinha mostrando força em outro esporte de luta. No Jiu-jitsu, ele já havia conquistado títulos mundiais. No entanto, a vitória em Bragança Paulista o fez mudar de planos a partir de então. “Passei a me dedicar mais ao judô”, recorda. A nova investida o levou a fazer parte de uma geração que abriu portas para o desenvolvimento da modalidade no País. O judô é hoje o esporte brasileiro mais vencedor em Jogos Olímpicos, com 24 medalhas conquistadas. 

“Tive a oportunidade de integrar a seleção brasileira ao lado de nomes como Henrique Guimarães, Flávio Canto, Carlos Honorato, Tiago Camilo, entre outros”, relata o campineiro, hoje com 49 anos. “E o judô brasileiro vem crescendo cada vez mais, principalmente o feminino”. Para Figueiredo, a modalidade se tornou uma força no país em função da alta frequência de intercâmbios e competições internacionais, aliada ao investimento de patrocinadores. 

TRAJETÓRIA 

Depois de vencer Aurélio Miguel em 1997, o jovem campineiro alcançou importantes resultados, como a medalha de prata no Sul-Americano do Equador e o vice-campeonato mundial por equipes na Bielo-Rússia, ambos em 1998. No ano seguinte, veio o bronze nos Jogos Pan Americanos em Winnipeg. Já a Olimpíada esteve perto em 2000. Ele estava pré-classificado para os Jogos de Sydney, mas em uma decisão controversa teve que disputar uma nova seletiva e não conseguiu vaga. 

Sua carreira durou até 2003, quando uma lesão no joelho o afastou dos tatames e o conduziu ao ramo dos negócios. “Montamos a academia Figueiredo em Barão Geraldo. Começamos eu, meu pai e meu irmão como sócios e ministrando aulas de lutas, como judô e jiu-jitsu adulto e infantil. Com o aumento da procura, vimos a necessidade de ampliar a academia, que hoje é bem completa, com musculação, pilates spinning, natação, judô, jiu-jitsu e boxe.” 

Figueiredo começou a vida de lutador com 7 anos de idade na tradicional academia Borges, onde fazia aulas e intercâmbios com outras academias, como a Germano. Hoje, o judô de Campinas tem uma estrutura forte em trabalhos sociais, voltado principalmente às escolas. “É um esporte que está embutido na minha vida. Me permitiu ser uma pessoa mais perseverante, paciente e corajosa. Também me ensinou estar sempre preparado, pois as oportunidades aparecem e precisam ser aproveitadas.

Os alunos da academia Figueiredo, em Barão Geraldo, que este ano completará 20 anos de existência (Divulgação)

Os alunos da academia Figueiredo, em Barão Geraldo, que este ano completará 20 anos de existência (Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por