A concentração dos nadadores acontecerá ao lado da Caravela (Divulgação)
A Lagoa do Taquaral será palco de um evento diferente: o primeiro treinão dos nadadores de Campinas que disputam provas em águas abertas vai ser realizado no próximo sábado, das 6h30 às 9h. As inscrições são limitadas a 100 participantes.
Uma empresa especializada analisou a água da Lagoa, que foi avaliada como excelente em praticamente todos os itens. A organização do evento é da Vinhas Natação, com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.
"A Lagoa do Taquaral é um equipamento esportivo que pode ser utilizado de diversas formas", explicou o secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin. "A Prefeitura de Campinas está recebendo o treinão para apoiar nadadores que competem e representam a cidade no país e exterior. Tínhamos planejado realizar um evento como este em 2020 mas, infelizmente, a pandemia não permitiu. Agora, com toda a segurança e legalidade, será realizado."
O treinão na Lagoa do Taquaral, direcionado a atletas experientes acostumados a este cenário de águas abertas, vai contar com total respaldo na parte bioquímica, segundo a administração municipal. "A Mérieux NutriSciences, um dos maiores grupos de laboratórios do mundo, analisou a qualidade da água e emitiu laudo que oferece total segurança para os atletas treinarem sem temer qualquer tipo de contaminação", informou a prefeitura.
Os organizadores do evento, Thiago Vinhas e Gustavo Roberto Girotto, afirmam que uma das preocupações foi oferecer as melhores condições de segurança aos atletas. Assim, a empresa Elite, responsável pelo segmento, terá de prontidão quatro guarda vidas, o instrutor Eric Caires, quatro caiaques acompanhando os atletas, além de um stand up, espécie de prancha com remo.
Instrutor internacional de salvamento em mar, lago e piscina, Girotto qualifica o treinão na Lagoa do Taquaral como algo especial na cidade. "É um marco. Trata-se de uma forma de valorizar o esporte, algo novo que está chegando a Campinas e espero que se repita, porque é muito bom", afirmou.
Por se tratar de um evento não competitivo, os atletas ficarão concentrados ao lado da Caravela, agu ardando autorização dos organizadores para começarem a treinar, de forma segura e dentro do limite de cada participante. As bóias vão mapear o percurso, que deve se estender até a área onde ficam estacionados os pedalinhos.
HISTÓRICO
No ano passado vários foram os nadadores de Campinas que se aventuraram em competição de águas abertas. O maior destaque foi Thaís Sant'Ana que cravou seu nome na história da maratona aquática do Brasil. A atleta se tornou a 10ª brasileira a concluir a travessia do Canal da Mancha, uma das provas de resistência mais emblemáticas do mundo. No total, apenas 42 nadadores do país, entre homens e mulheres, já alcançaram o feito. Ela completou o percurso de aproximadamente 44,5 quilômetros em 11 horas 3 minutos. Thaís é professora da Sociedade Hípica de Campinas.
SERVIÇO
Data - 1º de fevereiro, sábado
Horário - das 6h30 às 9h
Local - Lagoa do Taquaral - concentração ao lado da caravela
Inscrições - R$ 80,00 e limitadas a 100 participantes
*As inscrições poderão ser feitas diretamente com os organizadores, no horário comercial: Gustavo Girotto (19) 992343190\Thiago Vinhas (19) 974087894.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram