FORMAÇÃO DE PARCERIAS

Kung Fu expande fronteiras e ganha mais adeptos

Pais que conhecem o Kung Fu incentivam os filhos na prática da modalidade

Esportes Já
30/01/2023 às 10:30.
Atualizado em 30/01/2023 às 10:30
Federação Paulista de Kung Fu quer expandir prática do Kung Fu entre crianças e adolescentes na cidade de Campinas. O alvo são alunos de escolas públicas (Divulgação)

Federação Paulista de Kung Fu quer expandir prática do Kung Fu entre crianças e adolescentes na cidade de Campinas. O alvo são alunos de escolas públicas (Divulgação)

Procurado por pais para proporcionar independência e disciplina aos seus filhos, o Kung Fu quer alçar novos voos em Campinas. Dirigentes da Federação Paulista de Kung Fu iniciaram o ano com planos de expansão do esporte na cidade de Campinas e o passo inicial foi iniciar entendimentos para um acordo com a Secretaria Municipal de Esportes. O objetivo é buscar novos locais para a ministração das aulas e estender o alcance sócio educativo da modalidade. 

O diretor financeiro da Federação Paulista de Kung, Paulo Di Nizo Filho, confirma que é preciso aproveitar a conjuntura em que Campinas é o ponto de referência do esporte no estado. A ordem é colocar em prática planos de expansão. O ponto de partida é um trabalho já realizado e que apurou as escolas e locais que são referências. “Ao fazer este trabalho nós conseguimos revelar talentos . Na atualidade muitos (ex-participantes do projeto) são destaques nacionais e internacionais”, disse Paulo Di Nizo Filho.

Di Nizo Filho conta que o esporte já tem espaço satisfatório em escolas particulares. A ideia é que, com o trabalho de formação mais expandido que será realizado em parceria com a secretaria de esportes ocorra a captação de talentos nas escolas municipais. “A ideia é fazer a captação nas escolas públicas. Nas escolas privadas vamos continuar com esse trabalho para que eles (os alunos) possam participar de competições”, afirmou o dirigente, que aposta no poder atrativo do esporte. “Quem não conhece o Kung Fu e tiver um encontro com a modalidade poderá fazer com que o filho comece a treinar”, disse.

Para que o Kung Fu solidifique sua expansão na cidade, existe a necessidade, segundo Paulo Di Nizo Filho, de buscar novos caminhos. Para comprovar tal cenário, o dirigente da Federação Paulista acredita que é preciso um relacionamento próximo com os professores de educação física que atuam na Rede Municipal de Ensino. Tudo em concordância com o Conselho Regional de Educação Física , que seria responsável em viabilizar a formação adequada dos docentes que queiram ministrar aulas de Kung Fu e de outras artes marciais durante o seu período de serviço. 

De acordo com a delegada regional em Campinas do Conselho Regional de Educação Física (CREF), Ana Cristina Consoli uma primeira reunião foi realizada para que o CREF e a Federação Paulista de Kung Fu ofereçam cursos para que os professores interessados tenham embasamento teórico e prático não somente do Kung Fu como também de outras esportes de artes marciais como o Tai Chi Chuan.

Para Paulo Di Nizo Filho, os entendimentos entre a Federação e o CREF são importantes para entidades com projetos que adotam o esporte como prioridade e que desejam obter recursos por intermédio do Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas (Fiec), cujo período de inscrição terminou no dia 20 de janeiro “Se o seu projeto não tiver um profissional de educação física credenciado ao Crefi, o projeto sequer é analisado”, disse. 

Na atualidade, uma parte dos convênios firmados entre a Federação Paulista de Kung Fu e a Prefeitura Municipal de Campinas são voltados para formação e rendimento. “Temos projetos em Campinas sócio educativos, ou voltados ao ensinamento da arte marcial e para que as crianças tenham conhecimento da arte marcial e que seja significativo para o seu crescimento pessoal”, afirmou o dirigente da Federação Paulista de Kung Fu.

Aulas de Kung Fu também são ministradas na Lagoa do Taquaral aos domingos, mas por enquanto tiveram que ser realocadas para uma Academia no bairro Proença. A medida foi tomada porque as Praças de Esportes foram fechadas em Campinas após o falecimento da menina Isabela Tiburcio Firmino, na Lagoa do Taquaral no dia 24 de janeiro.

ALIADO

Para conseguir levar adiante os planos do kung Fu em Campinas, a Federação Paulista de Kung Fu tem um forte aliado, que é o secretário de Esportes e Lazer Fernando Vanin. Em declaração ao Esportes Já, ele enaltece o trabalho sério e competente executado por todos que estão envolvidos no trabalho de divulgação e propagação das artes marciais. “ Os projetos da Ana (Consoli) e do Paulo (Di Nizo Filho) são muito fortes, trabalham diretamente com a disciplina, a educação esportiva, o respeito mútuo entre o aluno e o professor. As parcerias também com o estado e federação, dão corpo para atender crianças em vários polos da cidade, que é na verdade, o nosso grande objetivo”, ressaltou o secretário. O fomento recebe o apoio do Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por