BOXE

Jovem do CAC volta do Gymnasiade 2025, na Sérvia, com a medalha de prata

Em três lutas durante sua estreia fora do Brasil, Leandro Ferracioli, de 13 anos, ganhou duas e só perdeu a final

Esportes Já
28/04/2025 às 16:12.
Atualizado em 28/04/2025 às 16:12

A seleção brasileira de base que representou o Brasil no boxe do Gymnasiade (Divulgação)

Formar boxeadores está no DNA do Clube Atlético Campinas (CAC). E atualmente um dos representantes dessa tradição é o jovem Leandro Ferracioli. O adolescente de 13 anos de idade fez sua estreia em competição internacional neste mês de abril e, apesar de ter apenas pouco mais de 1 ano e meio de prática, subiu ao pódio. Ele conquistou a medalha de prata no Zlatibor, na Sérvia, onde aconteceu o Gymnasiade 2025, os Jogos Mundiais Escolares, que pela primeira vez teve um representante do CAC. 

“Foi um resultado fantástico”, celebra o técnico do clube campineiro Jefferson Merim, que prevê um futuro promissor para o pupilo. Leandro esteve entre os convocados da seleção brasileira de base que participaram da tradicional competição organizada pela Federação Internacional de Desporto Escolar entre 4 e 14 de abril. O boxe é uma das 25 modalidades do Gymnasiade, que reúne milhares de atletas de todo mundo em idade escolar. 

Leandro aprovou a experiência, mas não deixou de reconhecer que ficou aquele gostinho de “quero mais”. “Queria ter levado o ouro, mas agora é treinar para a próxima”, afirmou com a ambição inerente daqueles que confiam no próprio potencial. 

Na Sérvia, Leandro fez três combates. Passou pelo anfitrião Stankovic por pontos, ganhou por nocaute do lutador Ali, do Azerbaijão, e na final foi derrotado pelo pugilista Amir, do Cazaquistão. “Foi uma luta bem dura”, classificou ao se referir à decisão da medalha de ouro. “Eu estava confiante, porém meu adversário era mais técnico e acabou marcando mais pontos. Mas não foi fácil para ele também.” 

As duas lutas anteriores testaram o emocional e a confiança do garoto, que superou os desafios. “Na primeira, estava nervoso por ter sido a minha estreia fora do Brasil, mas deu certo. Na segunda, procurei ser firme na estratégia de colocar pressão sem deixar espaço para o adversário trabalhar”, relata. Após os duelos no Gymnasiade, Leandro completou um cartel de 8 lutas neste seu início de carreira, com 7 vitórias e 1 derrota. 

“Vamos seguir investindo nele, o Leandro é o futuro do Clube Atlético”, afirmou Merim, que aponta as qualidades do garoto. “Ele tem muita força nos golpes, o que não é normal nessa categoria”, explica. “E alia força com técnica, encaixando bem os golpes. Além disso é dedicado e tem disciplina. Claro que estamos trabalhando para corrigir alguns fundamentos, ele ainda está começando.” 

Sobre o futuro, Merim já projeta as ações quando o jovem subir de categoria. “No ano que vem, ele já sobe para a categoria cadete e terá a possibilidade de disputar o campeonato brasileiro. Vamos trabalhar para que possa participar com chance de ganhar medalha e conquistar o bolsaatleta.” A curto prazo, Leandro vai defender ainda neste 2025 o título do Campeonato Paulista Infantil, que conquistou em 2024. 

Para seguir evoluindo, o estudante mantém uma rotina de treinos intensa. Às segundas, quartas e sextas as atividades acontecem no CAC entre 19h e 20h30. E às terças, quintas e sábado ele faz no mesmo horário trabalhos em casa, onde, além de saco de pancadas, tem uma corda, barra fixa e halteres de 2kg. “E no período da tarde, corro na rua”, conta o garoto que pesa 50kg e tem 1,63m de altura.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por