Matheus é jogador do Mackenzie, de São Paulo, e também joga em Indaiatuba, onde mora (Divulgação)
A prática começou como uma brincadeira na internet e virou algo sério. Tão sério que o jovem Matheus, jogador de basquete e estudante na Universidade Mackenzie, de Campinas, precisou recorrer a um profissional de marketing para decifrar os números que explodiam em seus perfis. Hoje, o atleta não tem dúvidas em afirmar: “Sou o influenciador de basquete com mais seguidores nas redes sociais do Brasil”. E as estatísticas provam que não se trata de mero discurso. Matheus está perto de bater 4 milhões de seguidores no TikTok. No Instagram, o número é de 370 mil.
Matheus Mazzola, de apenas 19 anos, está envolvido com produção de conteúdo na internet desde 2020. Em três anos, filmou e postou mais de 400 vídeos que, no total, já acumulam cerca de 123 milhões de curtidas. Os números chamaram a atenção do mercado publicitário e marcas fortes como Gatorade, Sadia, ESPN, NBA Brasil e Under Armour já se associaram com a imagem do atleta. As campanhas publicitárias são geridas por Don Possignolo, proprietário da agência de marketing Bee Creative, com quem o influenciador fez parceria no final de 2021.
“Percebi que as publicidades começaram a chegar e eu não tinha noção de negociação e valores. Então, procurei a agência que cuidava do time em que eu jogava”, explica Matheus, ex-jogador do Campinas Basquete, do Tênis Clube.
Matheus lembra que seu primeiro vídeo no TikTok, em 2020, foi despretensioso. “Na filmagem, comparei a minha altura de 1,96m com a altura de algumas pessoas famosas”, conta, acrescentando que se surpreendeu com a repercussão. “As pessoas ficaram encantadas. Parecia que nunca tinham visto alguém com a minha altura.” Na sequência, a produção passou a variar. “Comecei a postar vídeos de basquete, outros mais engraçados com a minha cachorrinha e meu pai, alguns mais pessoais contando sobre a minha rotina. Assim, fui atraindo diferentes públicos, como os que gostam de humor, pet, esporte e vida pessoal.” Ele reconhece que o perfil raivoso da poodle Sunny e o jeito impaciente do seu pai de 69 anos são responsáveis por boa parte dos atrativos de seus conteúdos.
Os vídeos são pensados, produzidos, editados e postados diariamente pelo próprio Matheus, que utiliza um celular para as execuções. Ele conta que a maior dificuldade no processo é ter a “ideia de algum vídeo”. “Às vezes, as ideias surgem quando menos esperamos, como na hora de dormir ou no banho”, revela. Os vídeos têm duração de, no máximo, 1 minuto e sua intenção é começar a reproduzilos também no YouTube.
Matheus diz que às vezes custa a acreditar na sua popularidade. Ser abordado nas ruas por fãs que pedem uma foto é rotina para ele. “Percebo que essas pessoas realmente gostam do que eu faço e têm um carinho grande por mim.” Sobre o futuro, ele pretende usar sua influência para a maior popularização do basquete. Atualmente, ele joga no Mackenzie, de São Paulo, e no time de Indaiatuba, cidade onde mora junto com os pais. Em Campinas, onde cursa Administração de Empresas, o estudante também está diariamente. A rotina, reconhece, é uma loucura. “Estou sempre viajando, mas no próximo ano vou mudar para São Paulo. Meus trabalhos estão todos lá.”
Ser abordado nas ruas por fãs que pedem uma foto é rotina para Matheus Mazzola (Divulgação)