O Granada também venceu a competição da Liga Campineira de futebol intitulada como Copa Irdival Frezzato (Divulgação)
Campeão da principal divisão do Campeonato Amador de Campinas em 2019, o Granada Futebol Clube estipulou que a Série Ouro A deste ano, cuja largada será no dia 24 de setembro, será um divisor de águas. A ordem é esquecer a campanha decepcionante do ano passado e viabilizar a chegada ao ponto mais alto do pódio.
De acordo com a diretoria do Granada, o alicerce foi montado logo após a desclassificação ocorrida no ano passado, quando a diretoria, juntamente com Ivan Antunes, o Macaé, que dirigiu a equipe em 2019, se sentaram para alinhavar os conceitos do trabalho de 2023. Como Macaé aceitou o convite para ser o treinador em 2023, as medidas começaram a ser adotadas. “Macaé nos deu mais de 50 nomes de jogadores para buscarmos e montar um time”, disse o presidente do Granada, Eduardo Henrique Rodrigues, o Dunha.
De acordo com Dunha, todos da Vila Castelo Branco, sede do Granada, sabiam que o trabalho não seria fácil. “O trabalho seria em longo prazo porque não seria fácil pelo calendário do campeonato e pela situação financeira”, disse o dirigente, que admitiu a necessidade de conciliar um orçamento realista dentro da perspectiva de montagem de elenco de 25 atletas exigidos para a competição.
Dunha, no entanto, afirma que não tem do que reclamar. Pelo contrário. “O Granada se mantém financeiramente com vendas de material,e patrocinadores e amigos que ajudam pela paixão ao time”, disse. Com o orçamento em mãos, de acordo com Dunha, foi possível montar um elenco com apenas quatro remanescentes da campanha de 2022. Nos outros 21 atletas a prioridade foi contar com jogadores que atuaram juntos em outras equipes.
Com isso, foi possível formar um elenco com uma média de idade abaixo dos 26 anos. “Estamos todos ansiosos para a estreia.Somos muito cobrados pela torcida por resultados e esperamos neste ano fazer um bom Campeonato Municipal na Série Ouro”, arrematou Dunha.
OGranada Futebol Clube nasceu oficialmente no dia 14 de maio de 2009, em um quiosque do campo do Nóbrega. No princípio, a meta era montar um time para disputar o campeonato de veteranos. Era um grupo que jogava aos sábados e contava com jogadores sem desejo de atuar no futebol amador. E por que o nome Granada? No começo dos debates, chegou-se a conclusão que o nome da equipe tinha que ser grandioso, que abalasse o mundo da bola, tipo uma explosão. Surgiu como sugestão o nome Bomba FC, que logo foi descartado. A seguir, veio a ideia de nomear o time como Dinamite FC. Mas os fundadores consideraram que poderia soar como uma homenagem a uma pedreira desativada. Diante deste cenário, surgiu o nome de Granada Futebol Clube, adotado até os dias atuais.
Além da Série Ouro A em 2019, outro grande feito do Granada F.C foi vencer em 2018 a competição encampada pela Liga Campineira de futebol intitulada na atualidade como Copa Irdival Frezzato.
REGULAMENTO
A largada da Série Ouro A está prevista para o dia 24 de setembro. Pelo regulamento, cada time poderá contar com 25 jogadores. Está autorizado que onze jogadores possam atuar, mesmo que tenham atuado nas séries Prata e Bronze, que já estarão encerradas quando começar a divisão de elite do futebol da cidade. No ano passado, a Secretária Municipal de Esportes e Lazer, por intermédio da diretoria de futebol, só permitia cinco atletas com tais características.
Para o confronto inicial do mata-mata, quem conseguir a classificação, poderá retirar cinco jogadores do elenco e inscrever outros jogadores em seu lugar. A exceção é que não tenham atuado em outras divisões dos campeonatos organizados pela Prefeitura.
Estarão integradas na Série Ouro A as equipes do Bayern Itajaí, Vila Boa Vista, Vila Rica, Grêmio Cafezinho, Parque Brasília, Oziel, Pureza, Campos Elíseos, Cruzeirinho Campo Belo, Monte Cristo, Bangu, Matina, Vila Formosa, Galácticos, Flamengo Santa Mônica, Granada, Bartira´s, Jardim Fernanda, 31 Novo Horizonte, São Marcos, COFA (Vila Costa e Silva), Amigos F.C, Santinho, Carlos Lourenço, Família Campo Belo, Imperial Vida Nova, São Bernardo, Parque Anhumas, Três Marias, Ademar Barros, Acadêmico e São Luiz.