Com um grupo jovem e unido, o Bayern Itajaí construiu boa campanha na primeira fase e encheu a torcida de esperança para as fases decisivas (Divulgação)
De acordo com o presidente do clube, Saulo Arcanjo, todo o planejamento foi cumprido à risca. Um sinal de que bons frutos poderiam ser colhidos foi a conquista do título da Copa Campo Grande e de maneira invicta. Na ocasião, uma experiência tinha sido colocada em prática, que era a de designar uma pessoa para ficar com a tarefa de treinar a equipe. Além disso, os conceitos não foram deixados de lado, de acordo com o presidente. “A gente não paga jogador e não tem ajuda. Mas corrigimos aquilo que a gente errou no ano passado”, disse o dirigente, que trouxe Daniel Ferreira para comandar o time à beira do gramado.
A classificação antecipada foi obtida com um elenco formado por jogadores que atuavam no Sub-23 e no Sub-20 de concorrentes do futebol amador campineiro e da Região Metropolitana de Campinas. “Temos atletas pouco conhecidos e a equipe está servindo de janela, de vitrine, novamente”, disse o dirigente, satisfeito pelo rendimento obtido com o técnico Daniel Ferreira, que anteriormente comandava o Vila Rica e que após o bom rendimento na Copa Campo Grande resolveu permanecer para a primeira divisão do futebol amador campineiro. “Ele me ajudou muito pois trouxe jogadores que ele já conhecia, como alguns que atuaram com ele no Vila Rica”, disse Saulo Arcanjo. Com essa mistura, foi possível buscar a construção de um esquema de jogo baseado no contra-ataque. “Fora de casa jogamos fechadinhos e sempre por uma bola”, confessou Arcanjo.
Inserido dentro do Grupo B, o Bayern Itajaí foi uma das poucas equipes que não sofreram com alta incidência de ausência de atletas durante os jogos. “Na maioria das partidas, tivemos a presença de 22 jogadores”, afirmou Arcanjo. Pelo regulamento deste ano, 28 jogadores foram autorizados a serem inscritos. “ O grupo é muito fechado e unido. Eles compraram a ideia que passamos para eles”, completou.
Com todos esses ingredientes, os integrantes do Bayern Itajaí estão satisfeitos porque já podem apagar o péssimo desempenho da temporada passada. “Conseguimos fazer bons jogos e ressalto que a nossa torcida abraçou o novo projeto. E conseguimos a classificação com uma rodada de antecipação”, disse Arcanjo, que celebrou no domingo, dia 12 de novembro, o aniversário de 09 anos de existência do Bayern Itajaí.
Com o encerramento neste final de semana da primeira fase do futebol amador, os 16 classificados vão jogar a fase de mata-mata. Nos confrontos decisivos, as equipes estão autorizadas a retirar cinco jogadores do elenco e inscrever outros jogadores em seu lugar. A regra estipulada é que esses atletas não tenham atuado em outras divisões dos campeonatos organizados pela Prefeitura de Campinas. As melhores campanhas vão atuar favorecidos pelo empate nas fase de oitavas de final, quartas de final e semifinal. A decisão será em jogo único e em caso de empate no tempo normal, a decisão será nos pênaltis.
Ainda não está definido o local da decisão. Os estádios Brinco de Ouro e Moisés Lucarelli são os mais cotados para receberem a decisão.
RODADA FINAL-SÉRIE OURO A- FASE DE CLASSIFICAÇÃO
São Bernardo EC 1x2 EC 31 Novo Horizonte
Vila Rica 2x1 COFA Vila Costa e Silva
Galácticos FC 3x0 FC Bayern Itajaí
Imperial Vida Nova 1x1 Bangu FC
Grêmio Cafezinho 2x1 EC Pureza
Monte Cristo FC 0x0 Matina FC/Colorado CB (Jogo terminou no primeiro tempo porque um jogador do Matina agrediu o árbitro)
Flamengo Santa Mônica 1x0 Parque Anhumas FC
São Luís 1x4 Atlético Madrid/Vila Formosa
Amigos Football Club 2 x 5 Carlos Lourenço FC
Bartira’s FC 2 x 6 AE Acadêmicos DIC VI
Parque Brasilia FC 1x2 Granada FC
Fernanda FC 2x1 Oziel FC
Ud. Adhemar de Barros1 x1 EC Três Marias
Vila Boa Vista FC 0x1 EC Cruzeirinho
Atlético São Marcos 4x0 Família Campo Belo
Observação: os jogos de oitavas de final serão anunciados oficialmente nesta segunda-feira pela Secretária Municipal de Esportes