“AGUIAS PÉ NA AREIA”

Handebol com tudo e para todos

Em múltiplos espaços, o evento contou com a presença de crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas

Esportes Já
16/10/2023 às 09:02.
Atualizado em 16/10/2023 às 09:02
Durante todo o dia 12 de outubro, crianças e adolescentes de diversas regiões de Campinas participaram de jogos e atividades em quadras de areia (Divulgação)

Durante todo o dia 12 de outubro, crianças e adolescentes de diversas regiões de Campinas participaram de jogos e atividades em quadras de areia (Divulgação)

A prática esportiva prevaleceu e mais de 100 crianças e adolescentes estiveram presentes no “Aguias Pé na Areia”, evento realizado durante toda a manhã de quinta-feira, dia 12 de outubro, na Arena Naturale, localizado no Jardim Monte Belo em Campinas. Na ocasião, alunos de escolas públicas e privadas estiveram envolvidos nas atividades desenvolvidas pela Associação Campineira de Handebol.

A meta foi fazer com que essa faixa etária de público tivesse a experiência de vivenciar o handebol em outros ambientes e que fosse aberto o caminho para que em curto e médio prazo os participantes fossem integrados às equipes sustentadas e administradas pela Associação. “Além de se divertirem nesse data tão especial, eles puderam ter contato com o handebol na areia”, disse a presidente da Associação Campineira de Handebol e treinadora das categorias de base do Águias, Jaqueline Alves de Oliveira.

Para ela, o grande ponto positivo do evento é que as quadras da Arena Naturale receberam crianças e adolescentes das mais diversas regiões da cidade e que tinham uma história diferente para contar e compartilhar. “A integração de jovens de polos diferentes promoveu um ótimo intercâmbio de conhecimentos técnicos e pudemos observar a criatividade e o potencial de cada um”, ratificou a treinadora e presidente da entidade. “Foi realmente uma grande festa do handebol no dia das crianças, onde todos saíram com suas medalhas no peito e um sorriso no rosto por estarem presentes nessa rica experiência”, completou Jaqueline Alves de Oliveira.

A presidente da Associação Campineira de Handebol afirmou que muitas crianças e adolescentes com grande potencial técnico foram observados e já estão no início de sua integração nas equipes juvenil masculino e feminino do Águias. Os garotos, por exemplo, já estrearam na Copa LHI, que ocorreu neste final de semana em Americana.

Todo o esforço empreendido pela Associação Campineira de Handebol vai muito além de viabilizar novos talentos para o esporte de alto rendimento. De acordo com a diretora da Associação Campineira de Handebol, Carol Silva, o trabalho realizado é, antes de tudo, um serviço direcionado à prática da cidadania e na participação no combate a problemas sociais. “Recuperamos muitos jovens que tinham depressão. Nosso maior objetivo é trabalhar esses jovens, crianças e adolescentes, e usamos a ferramenta do esporte para isso. O esporte é sensacional e muito atrativo para eles”, disse Carol Silva, que não esquece de citar outros atributos dirigidos que os jovens e adolescentes levam para o restante da vida. “A disciplina que eles tem que trabalhar durante o processo de treinar em performance os ajudam demais nos outros aspectos psicológicos, sociais e com esse trabalho de continuidade o objetivo é pegar eles bem pequenos formá-los até quando eles puderem e quiserem jogar handebol”, disse a dirigente.

A realização de eventos como a que ocorreu no dia das crianças é uma comprovação, segundo Carol Silva, de que qualquer perfil pessoal, social e econômico pode ser trabalhado. “As vezes tem gente que pensa que só queremos trabalhar com crianças e jovens em situações de vulnerabilidade social e financeira. No entanto, porém tem crianças e jovens em vulnerabilidade mesmo com uma realidade social e financeira mais alta”, completou Carol Silva.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por