EM BUSCA DA SÉRIE A

Guarani tira lições para o dérbi

Após julho positivo e queda de produção em agosto, Bugre inicia preparação para começar setembro com vitória sobre a rival

Esportes Já
28/08/2023 às 10:47.
Atualizado em 28/08/2023 às 10:47
Guarani abriu o placar, mas cedeu o empate ao Sampaio Corrêa no último sábado, em São Luís (Ronald Felipe/SPFC)

Guarani abriu o placar, mas cedeu o empate ao Sampaio Corrêa no último sábado, em São Luís (Ronald Felipe/SPFC)

Depois dos últimos resultados na Série B do Campeonato Brasileiro, o Guarani levanta uma questão ao torcedor na semana em que inicia a preparação para o Dérbi 206: o que esperar do time no duelo contra a Ponte Preta, sábado (2), às 18h, no Brinco de Ouro?

Depois da convincente vitória por 3 a 1 contra o líder Sport, em casa, o Guarani cedeu o empate por 1 a 1 ao ameaçado Sampaio Corrêa, no último sábado (26), em uma apresentação fraca em São Luís. A disparidade entre as duas partidas se soma a uma sequência preocupante para um time que almeja o acesso: nos últimos cinco jogos foram apenas uma vitória, além de três empates e uma derrota. Os resultados de agosto são um contraste em relação à série de julho, de quatro vitórias e um empate.

O técnico Umberto Louzer reconheceu o desempenho fraco contra o Sampaio Corrêa. “Jogamos abaixo do que podemos”, disse após a partida no Castelão, na qual o Guarani abriu o placar com Matheus Barbosa logo aos 8 do primeiro tempo e cedeu o empate aos 32 da etapa final, em gol marcado por Pimentinha. O comandante ressalta que é preciso tirar lições da partida para a sequência do campeonato. “Em cada jogo buscamos um aprendizado”, diz. “O que ficou de positivo temos que valorizar, e a parte negativa precisamos avaliar em busca da correção.” 

Para Louzer, a equipe pecou contra o Sampaio Corrêa em não conseguir controlar a partida depois de marcar o gol. “Falhamos nas conexões e entregamos a bola ao adversário”, avaliou. Por outro lado, o treinador não deixou de lembrar o aspecto positivo do jogo. “Lamentamos, mas precisamos valorizar o ponto conquistado. Às vezes, o time não está em um dia inspirado e, nesses momentos, quando não conseguimos vencer, é importante não perder.” Na sétima colocação com 41 pontos, o Guarani segue a dois do Juventude, o primeiro time do G4. Caso vencesse no último sábado, o Bugre colaria na zona de acesso, com o mesmo número de pontos da equipe gaúcha e desvantagem no número de vitórias.

Dérbi

Louzer projetou a sequência de preparação para o duelo contra a Ponte Preta. “Primeiro, precisamos avaliar a nossa equipe, tentar corrigir as nossas falhas para, em seguida, começar a avaliar o adversário. Dessa maneira, vamos pensar na melhor formação para colocar em campo.”

O técnico terá, a princípio, todo o elenco à disposição, já que não há atletas suspensos e lesionados. O lateral-direito Diogo Mateus e o zagueiro Alan Santos, que cumpriram suspensão pelo terceiro cartão amarelo diante do Sampaio Corrêa, voltam a ser opções. Já o lateral-esquerdo Mayke e o atacante Bruno Mendes, que entraram pendurados no duelo no Maranhão, seguem disponíveis, já que não foram advertidos com o terceiro amarelo. Louzer comemora o fato.

“É importante contar com todos os atletas, pois assim temos mais alternativas para pensar a equipe”, diz. Embora o Dérbi esteja inserido no contexto do campeonato e é influenciado pela fase que atravessa os rivais, Louzer destaca a particularidade do duelo, considerado pelos torcedores um “campeonato à parte”. “É um jogo com uma atmosfera diferente, que mobiliza uma cidade inteira. Por isso, vamos em busca de uma preparação de excelência e que tenhamos sabedoria para oferecer o melhor dentro de campo.”

O Dérbi 205, disputado no primeiro turno, no Moisés Lucarelli, terminou empatado por 1 a 1.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por