Reinaldo é opção ofensiva no Guarani para a partida de hoje (Raphael Silvestre/Guarani FC)
a zona de rebaixamento desde o início da Série B do Campeonato Brasileiro, o Guarani tem hoje a chance de pela primeira vez encerrar uma rodada fora do Z4. O desafio é vencer o América-MG, às 21h, no Brinco de Ouro, para chegar aos 6 pontos. Com uma vitória e quatro derrotas na competição, o time de Campinas terá pela frente um adversário que está invicto e é um dos favoritos ao acesso depois de ser rebaixado na temporada passada.
O técnico Júnior Rocha completa hoje 19 dias no comando do Guarani e a expectativa do torcedor é que o time já esteja em um estágio avançado no processo de evolução anunciado pelo treinador. Depois de estrear com derrota por 4 a 1 para o Santos, na Vila Belmiro, Rocha prometeu outra postura na partida seguinte e o time venceu o Botafogo por 2 a 0, no Brinco de Ouro. Agora, o comandante volta a projetar uma reação após o tropeço por 1 a 0 diante do Coritiba, no Paraná, na última rodada.
Júnior Rocha diz que sua prioridade é organizar o time na parte defensiva e, na frente, espera ver hoje uma agressividade maior. “Estávamos muito vulneráveis atrás e contra o Botafogo conseguimos não sofrer gol”, comentou. No duelo seguinte, contra o Coritiba, a equipe saiu atrás no placar e não conseguiu reagir. “Começamos o jogo em um ritmo muito lento. No segundo tempo, melhoramos a velocidade na circulação ofensiva, mas faltou ‘machucar’ mais o adversário”, avaliou logo depois do duelo, prometendo uma ação mais contundente do ataque no confronto diante do América.
Capitão do time, o goleiro Vladimir diz que já consegue ver uma nova identidade do Guarani dentro de campo, apesar da irregularidade. “Estamos entendendo a proposta de jogo e a tendência é que as execuções se aperfeiçoem com a sequência do trabalho”, avaliou o arqueiro.
DESFALQUES
O número de desfalques aumenta para o jogo de hoje. Ainda sem poder contar com o meia Luan Dias e os atacantes Caio Dantas e Airton, que se recuperam de lesão, Rocha também não terá o lateral- esquerdo Vinicius Kauê contra o América. O reserva substituiu o titular Jefferson na reta final da última partida e se machucou. A opção no banco para o setor deve ser Witinho, que veio da base.
Por outro lado, Rocha terá hoje a chance de repetir a escalação titular pela primeira vez desde a sua chegada, com Paraizo, Reinaldo e João Victor no ataque, Chay à frente dos volantes Camacho e Matheus Bueno no meio de campo e Douglas Bacelar e Lucas Adell na zaga, junto dos laterais Heitor na direita e Jefferson na esquerda.
DO OUTRO LADO
Depois de ficar no empate por 0 a 0 com o Mirassol em casa na rodada passada, o América precisa da vitória para retornar ao G4. Desfalque no último jogo em função de um desconforto muscular, o meia Benítez deve retornar entre os titulares. Contra o Guarani, a equipe mineira defende uma invencibilidade de oito jogos no retrospecto, com cinco vitórias e três empates no período. A última derrota foi há 20 anos, quando perdeu de 1 a 0, no dia 24 de março, no Brinco, pela Copa do Brasil. As duas equipes não se enfrentam desde 2021.
FICHA DO JOGO
GUARANI X AMÉRICA-MG
GUARANI: Vladimir; Heitor, Lucas Adell, Douglas Bacelar e Jefferson; Camacho, Matheus Bueno e Chay; João Victor, Luccas Paraizo e Reinaldo. Técnico: Júnior Rocha.
AMÉRICA-MG: Dalberson; Mateus Henrique, Éder, Ricardo Silva e Marlon; Juninho, Alê e
Moisés (Benítez); Fabinho, Renato Marques e Vítor Jacaré. Técnico: Cauã de Almeida.
Local: Brinco de Ouro.
Horário: 21h (Transmissão da TV Brasil).
Juiz: Anderson Ribeiro Gonçalves (GO).
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.