SÉRIE B

Guarani joga em busca da virada na série B

Lanterna, Bugre espera iniciar arrancada para evitar o rebaixamento a partir de hoje, quando estreia no segundo turno contra o Vila Nova, às 20h, em casa

Da Redação
12/08/2024 às 10:30.
Atualizado em 12/08/2024 às 10:58

O técnico Allan Aal comanda as atividades da equipe bugrina: treinador fará a primeira partida no Brinco de Ouro nesta segunda passagem pelo Guarani (Raphael Silvestre/Guarani FC)

Depois de realizar o pior primeiro turno de sua história na era dos pontos corridos, o Guarani busca uma campanha oposta na segunda metade da Série B para exorcizar o fantasma do rebaixamento. Por isso, o Bugre encara a partida de hoje, contra o Vila Nova, como a largada de um novo campeonato. A estreia no segundo turno está marcada para as 20h, no Brinco de Ouro.

O Guarani teve um aproveitamento de apenas 19% até agora na competição. Assim, virou o turno na lanterna, com 11 pontos, e risco de 98,3% de ser rebaixado, segundo o site Chance de Gol. Com base em uma média dos últimos quatro campeonatos, a equipe precisará atingir entre 43 e 45 pontos na competição para não cair à Série C, o que lhe obrigará a somar, pelo menos, 32 dos 57 em disputa nos próximos 19 jogos que terá pela frente.

Os números projetam para um aproveitamento mínimo de 56%. Para o Guarani, significa uma campanha semelhante a do Mirassol no primeiro turno, quando em que a equipe paulista, integrante do G-4, obteve 9 vitórias, 5 empates e 5 derrotas.

A rodada, que terá encerramento hoje, começou de forma positiva para o Guarani. Entre todos os principais concorrentes que brigam contra o rebaixamento, somente o penúltimo colocado Ituano venceu. O placar foi de 2 a 1 sobre a Chapecoense, que também ocupa o Z-4. O Brusque, outro integrante da zona vermelha, perdeu, assim como o Botafogo-SP, o primeiro time fora do grupo dos ameaçados. Assim, a distância da equipe de Campinas para a de Ribeirão Preto segue em 11 pontos.

A partida de hoje será a primeira do técnico Allan Aal em casa nesta sua segunda passagem pelo Brinco. Em sua estreia, pela última rodada do primeiro turno, o time perdeu por 3 a 1 do Ceará, em Fortaleza. O resultado foi considerado frustrante pelo treinador, principalmente depois de o Guarani ter encerrado o jejum de 13 jogos sem vitória na rodada anterior, e também porque a equipe fez boa apresentação na capital cearense.

"Foi um dos resultados, em toda a minha carreira, que menos representaram o que foi desempenhado dentro de campo", lamentou Aal. "Tivemos o domínio do jogo a maior parte do tempo", reforçou. O treinador, por outro lado, procura olhar para frente. "Agora é uma virada de turno, um recomeço", lembra. "Precisamos melhorar em alguns aspectos, extrair mais dos atletas e aumentar a confiança, mas acredito que essa entrega em relação à competitividade vai nos levar a um caminho de recuperação."

O Guarani terá hoje o desfalque de Gabriel Bispo, que foi punido com o terceiro cartão amarelo em Fortaleza e terá de cumprir suspensão. Lucas Araújo deve ser o substituto. Nas demais posições, a formação titular deve ser a mesma do último confronto.

DO OUTRO LADO

Enquanto o Guarani luta na parte de baixo da tabela, o Vila Nova briga por vaga no G-4. O momento da equipe não é animador. São quatro jogos seguidos sem vitória, com três empates e uma derrota. O Vila Nova encerrou o primeiro turno dentro da zona de acesso, mas foi ultrapassado por América-MG e Sport, que venceram na rodada. Hoje, ocupa o 6º lugar, com 30 pontos, mas volta a figurar entre os quatro primeiros em caso de vitória e Campinas.

  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por