Autores dos gols na vitória sobre o Mirassol, os atacantes Bruno José e Bruno Mendes são jogadores de confiança da Comissão Técnica (Thomaz Marostegan/Guarani FC)
De olho na parte de cima da tabela, o Guarani quer comprovar ser um visitante indigesto no jogo marcado paraclassificação, a equipe treinada por Um esta segunda-feira, às 20h15, contra o Botafogo-SP, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão. Com 22 pontos e na primeira página da berto Louzer já se mostra satisfeita por conseguir cumprir a metade do primeiro objetivo, que é a manutenção na Série B do Campeonato Brasileiro, que geralmente é obtida com uma pontuação entre 44 e 46 pontos.
A comissão técnica quer mais. Louzer considera que existe potencial para brigar pela ponta, mas que esse processo tem que ser executado de maneira paulatina. O passo inicial é chegar aos 30 pontos, patamar mínimo para quem deseja brigar pela vaga à primeira divisão. Antes do encerramento do turno, além do confronto com o Botafogo-SP, o Guarani receberá o Londrina e Atlético-GO no estádio Brinco de Ouro e jogará contra Criciúma e ABC na condição de visitante.
Para que esses objetivos sejam alcançados, alguns obstáculos serão enfrentados na escalação. Destaque no trabalho de meio-campo, o volante Matheus Bueno, expulso na vitória contra o Mirassol, deve ser substituído por Lucas Araújo ou Wenderson. Matheus Barbosa, por sua vez, está com dores no músculo adutor e é dúvida. Para o seu lugar as alternativas são Alvariño, Lima e Bernardo, um atleta mais técnico e com saída de jogo. Régis e Bruno Mendes devem continuar no banco de reservas, assim como o atacante João Victor, reserva imediato de Bruno José.
Bruno Mendes, por sua vez, firma-se cada vez como um trunfo para o Guarani. . Atualmente, Bruno Mendes é o quarto colocado na artilharia do clube com 29 gols e ultrapassou Ricardo Xavier, personagem central na campanha do acesso em 2009 e que ficou no alviverde até o ano de 2010 e anotou 28 gols.
Com mais três gols, o centroavante vai alcançar Edmilson, que fecha o Top3 da Lista, com 31 gols. Os outros integrantes são Fabinho com 42 gols e Fumagalli com 78 gols. “Eu fico muito feliz de alcançar essa marca e quero trabalhar para quebrar mais recordes. Ajudar o Guarani me deixa feliz e aumenta ainda mais a história de carinho que eu tenho com esse clube. Fui revelado aqui, fui campeão e quero seguir ajudando.”, disse o atacante.
Na sua visão, a possibilidade de sustentar a produtividade é enorme, especialmente porque o atual técnico lhe conhece nos mínimos detalhes. “O Umberto (Louzer) me conhece, eu conheço ele e tudo isso ajuda. Ele ainda está passando as ideias para o grupo e o processo está melhorando cada vez mais. Queremos todos ajudar e tenho certeza que quem entrar vai dar conta do recado”, completou o atacante.
Autor de um belo gol contra o Novorizontino, o volante Guilherme Madruga será desfalque do Botafogo (SP) no jogo contra o Guarani. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo e vai cumprir suspensão. Em contrapartida, a equipe terá a estreia do técnico Marcelo Chamusca, que no ano passado passou pelo Guarani e teve uma vitória em seis partidas. Dessa vez, ele considera que o seu principal trabalho será a de resgatar a confiança dos jogadores. Para superar tais adversidades, o caminho, segundo Chamusca, é entender as características e a dinâmica da competição. “Na Série B é um campeonato que tem muita oscilação, se você pegar os quatro que começaram no G-4, e vê os que estão hoje, talvez tenha uma exceção aí ou outra, mas tem muita oscilação”, analisou o técnico da Pantera.
Alguns cenários, segundo ele, sempre são repetidos em todas as edições. “Quando ela (Série B) começa, a tendência do ambiente é ficar um pouquinho mais conturbado, é muito difícil você trabalhar sem uma sequência de resultados. Nesses jogos característicos da Série B, tem muita viagem envolvida, o aspecto físico e mental dos jogadores também”, arrematou o técnico.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-SP X GUARANI
BOTAFOGO: Matheus Albino;Thássio , Lucas Dias, Márcio Silva e Patrick Brey; Tarik (Marcos Junior ou Carlos), Mantuan e Luiz Henrique;Osman, Lucas Cardoso e Salatiel. Técnico: Marcelo Chamusca
GUARANI: Pegorari; Diogo Mateus, Wálber, Lucão e Mayk;Lucas Araújo (Matheus Barbosa), Wenderson (Ivan Alvariño ou Bernardo), Bruno José, Isaque e Bruninho;Derek. Técnico: Umberto Louzer
ÁRBITRO: Maguielson Lima Barbosa (DF)
HORÁRIO: 20h15
LOCAL: Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto