Vitória sobre o Novorizontino exigiu alto nível de concentração do time
O triunfo de sábado foi marcado pela quebra do jejum de gols do artilheiro Derek, que não balançava as redes há mais de dois meses (Raphael Silvestre/Guarani FC)
O controle mental do time bugrino foi um dos principais aspectos destacados pelo técnico Umberto Louzer depois da vitória de virada por 2 a 1 sobre o Novorizontino, sábado à tarde, no Brinco de Ouro. Diante de um concorrente direto pelo acesso, o Guarani saiu atrás no placar, mas conseguiu virar a partida e retomar o lugar no G4 da Série B do Campeonato Brasileiro.
Louzer reconhece que o duelo foi um dos mais difíceis da campanha. O Novorizontino marcou logo aos 8’ e o gol abalou os donos da casa, que demoraram a se reorganizar. “Bateu ansiedade e impaciência”, reconheceu o comandante. “Fugimos das nossas características e passamos a fazer ligação direta entre defesa e ataque”, observou Louzer. “Mas aos poucos conseguimos acalmar os ânimos e recuperar o domínio do jogo.” O empate veio com gol de Derek aos 33 do primeiro tempo e a virada com João Victor, aos 36 da etapa final.
Segundo o técnico bugrino, o preparo mental é um dos aspectos mais importantes no trabalho com elenco neste momento do campeonato, que está a oito rodadas do final. Ele lembra que a partir de agora os jogos se tornam mais decisivos e exigem um nível maior de atenção. Sem deixar de destacar a necessidade de o grupo saber controlar a impaciência e irritação, elementos característicos em final de temporada em função do desgaste.
“O Novorizontino exigiu um nível de atenção gigantesco da nossa parte”, ressaltou Louzer. “É uma equipe organizada, agressiva, intensa e uma das melhores do campeonato na marcação sob pressão”, avaliou. O mesmo grau de dificuldade o treinador espera encontrar na próxima rodada, quando o Guarani recebe o Vila Nova, às 18h, no Brinco de Ouro. A equipe goiana é comandada pelo técnico Lisca desde meados de setembro. “Trata-se de um grande treinador e precisamos estudar o adversário para ver de que forma poderemos superálo.”
FIM DO JEJUM
O triunfo de sábado foi marcado pela quebra do jejum de gols do artilheiro Derek, que não balançava as redes há mais de dois meses. Agora, ele tem 9 no campeonato. “Estávamos passando tranquilidade e confiança ao Derek, mas, mesmo não marcando, ele vinha sendo uma peça importante, se aplicando taticamente”, comentou Louzer. O duelo também se destacou pelo golaço da virada, anotado por João Victor. Ele aproveitou rebote da defesa e acertou um belo chute colocado no canto esquerdo do goleiro.
CHUTES DE FORA DA ÁREA
Os dois gols do Guarani foram marcados em chutes de fora da área, um fundamento utilizado com frequência pelo time nos jogos recentes. Dos últimos nove gols marcados pela equipe, quatro foram de arremates de longa distância. O recurso tem sido uma alternativa eficaz, principalmente nas partidas em que a equipe encontra dificuldades de penetração. Foi assim na vitória por 1 a 0 no Dérbi, contra a Ponte Preta, e no gol do triunfo por 2 a 1 diante do Mirassol, ambos no Brinco, com golaços de Bruno José e Bruno Mendes, respectivamente. Diante do Novorizontino, a equipe arriscou bastante, até conseguir balançar as redes. No total, o Guarani de Umberto Louzer marcou cinco gols em chutes de fora da área nesta Série B.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.