ESTRATÉGIAS DE MARKETING

Guarani abraça a cultura K-pop

Após camisa bugrina virar febre na Ásia, clube prepara lançamento de produtos alinhados com o universo do popular gênero musical

Esportes Já
05/02/2024 às 08:33.
Atualizado em 05/02/2024 às 08:33
A cantora “Rio”, do grupo japonês NiziU, foi a responsável por iniciar a fama da camisa (Reprodução)

A cantora “Rio”, do grupo japonês NiziU, foi a responsável por iniciar a fama da camisa (Reprodução)

A fama conquistada pelo Guarani no Oriente nos últimos dias repercute entre os torcedores bugrinos e mobiliza o departamento de marketing do clube. Uma camisa antiga do time viralizou na Coreia do Sul depois que celebridades do K-pop, um gênero musical originado no país e popular em várias partes do mundo, apareceram em redes sociais vestindo o modelo. Imediatamente, réplicas de várias cores e formas, como agasalhos e tops, foram produzidas e comercializadas também em outros países da Ásia. Na Coreia do Sul, uma loja on-line já chega perto de 4 mil unidades de peças vendidas.

A primeira artista a aparecer vestida com uma camisa do Guarani foi a cantora “Rio”, do grupo japonês “NiziU”, no segundo semestre do ano passado. Meses depois, foi a vez da cantora Gaeul, do grupo coreano IVE, repetir a ação. Ela postou uma foto com um modelo utilizado pelo clube nos anos 90 e transformou a peça em objeto de desejo entre os fãs da vertente musical.

No Guarani, a notícia sobre a fama da camisa impactou o departamento de marketing. “Nós percebemos que a ação tinha ganhado um alcance enorme e, a partir daí, iniciamos um trabalho em cima disso”, diz Adriano Hintze, responsável pelo departamento. Segundo Hintze, o clube já prepara a confecção de uma linha de produtos K-pop oficiais do Guarani, mas não informou quando será o lançamento.

“A proposta é lançar uma nova linha de roupas, com ênfase em camisetas retrô alinhadas à moda do K-pop, buscando aproveitar esse crescente interesse e expandir a presença do Guarani na cultura global”, frisa Hintze. “O objetivo é oferecer aos nossos torcedores peças exclusivas que reforcem a identidade do clube e que estejam disponíveis não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.”

O responsável pelo marketing avisa ainda que o departamento está iniciando um contato com as artistas que usaram a camisa. “Queremos fazer uma parceria com elas para a promoção da marca do clube internacionalmente”, detalhou, acrescentando que já existe uma conexão com a produtora de um dos shows dessas artistas que está programado para acontecer no Brasil.

Outas ações estão em curso para aproveitar o momento, garante Hintze. “Estamos tentando viabilizar alguma parceria com empresas coreanas. Já fizemos um mapeamento de mercado e iniciamos negociações com duas companhias”, revela. Até mesmo uma excursão do time sub-20 pela Ásia está em planejamento, destaca o responsável pelo marketing.

O INÍCIO DE TUDO

A fama repentina da camisa do Guarani na Ásia pode ter sua origem numa excursão. Em 1996, o clube era patrocinado por uma empresa japonesa que levou a equipe ao país para a realização de dois amistosos. Adriano Raio, hoje coordenador da base do clube, era um dos jogadores da época. “Lembro que, após as partidas, os torcedores entravam no gramado e nós distribuíamos autógrafos e camisas”, conta. O modelo era um que a equipe tinha deixado de usar há pouco tempo na ocasião, depois de trocar o fornecedor de material esportivo, e coincide com o usado pelas artistas.

“Jamais imaginei que depois de tanto tempo essa situação aconteceria”, diz Adriano, entre risos. O goleiro Hiran, o zagueiro Renato Carioca e o meia Cairo eram alguns outros jogadores que faziam parte daquele time.

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