Grupo contou com 10 componentes no festival (Divulgação)
O toque de brasilidade não faltou na 17ª edição do Festival del Sole, um dos mais importantes eventos da modalidade “Ginástica para Todos” da Europa. E o responsável por esse feito foi o Grupo Ginástico Ânima Unicamp, único conjunto do Brasil presente no evento, realizado entre 30 de junho e 5 de julho, na cidade italiana de Riccione, que anualmente sedia o tradicional festival internacional.
Neste ano, as apresentações contaram com cerca de 2.500 atletas, de 19 países e marcaram o retorno do grupo campineiro, que havia participado da terceira edição do evento, há mais de 20 anos. O Ânima é formado por mulheres experientes com uma trajetória importante na ginástica da Unicamp e de Campinas.
Sem caráter competitivo, o festival inclui apresentações que valorizam a prática demonstrativa e aliam várias formas de expressão corporal, características da modalidade Ginástica para Todos. "Foi uma grande festa da ginástica, cada um com suas habilidades e limitações", resumiu a ginasta Giovana Airoldi, de 49 anos, uma das integrantes do Ânima, que se apresentou com 10 componentes na Itália.
CRIATIVIDADE BRASUCA
O conjunto brasileiro fez duas apresentações, uma com a utilização de um tapete prata na coreografia e outra com um banquinho desmontável inserido na performance. "Foi tudo muito criativo e com ritmos brasileiros envolvidos", conta Giovana, acrescentando que os movimentos com o banco foram montados exclusivamente para o festival e exigiram bastante das participantes. "Pegamos firme desde o início do ano, ensaiando praticamente todos os domingos e ainda estendendo as atividades para o meio da semana", lembra.
O festival teve início com o desfile das delegações pelas ruas de Riccione e uma cerimônia de abertura. Trata-se de um evento que valoriza bastante a cultura local, com roupas típicas e muita queima de fogos. As apresentações aconteciam simultaneamente em diferentes arenas.
"Fomos convidadas a participar da cerimônia de encerramento e também recebemos um prêmio por representarmos o país mais distante presente no evento", relata Giovana. O grupo ainda contou com a presença dos familiares de seus componentes, entre os quais filhas e maridos, que contribuíram na preparação e organização das apresentações. "Foi uma experiência inesquecível, um momento de muita festa e alegria pelo fato de poder estar ao lado de colegas de décadas em um festival tão importante e fazendo aquilo que mais amamos", disse Giovana.
MATURIDADE
A volta ao Festival del Sole consolida a maturidade atingida pelo Grupo Ânima, que foi criado em 2013 e atualmente é formado por cerca de 30 mulheres entre 35 e 73 anos. As reuniões acontecem aos domingos na Faculdade de Educação Física na Unicamp. "Noventa por cento das integrantes são professoras de Educação Física e ex-integrantes do Grupo Ginástico Unicamp", explica Laurita Marconi Schiavon, de 49 anos, coordenadora do grupo.
Entre seus momentos mais marcantes, o Ânima tem duas participações no Gymnaestrada Mundial, considerado o maior evento de ginástica de demonstração do mundo, em 2015, na Finlândia, e em 2019, na Áustria.
Para este ano, o grupo tem agendado a integração no Fórum de Ginástica para Todos, marcado para acontecer no Sesc (Serviço Social do Comércio) de Campinas. O evento inclui cursos para aprimoramento profissional e apresentações.
VOCÊ SABIA?
A Ginástica para Todos (GPT) é uma modalidade esportiva oficial da Federação Internacional de Ginástica . Qualquer pessoa, independentemente da idade, forma ou habilidade, pode participar das atividades como parte de uma rotina diária de condicionamento físico ou grupo coreográfico, por exemplo.
Trata-se de uma prática inclusiva e que é considerada a base de todas as outras modalidades ginásticas. Na GPT, não existem aparelhos ou equipamentos oficiais, como se observa em outras modalidades ginásticas. Para a sua prática é possível utilizar todos os aparelhos ou equipamentos oficiais e não oficiais da Ginástica e também criar novos equipamentos, adereços e outros, fortalecendo o desenvolvimento da criatividade.
A GPT tem dois eventos assinados pela FIG: a World Gymnaestrada e o World Gym for Life Challenge. No Brasil, o evento da modalidade, que é assinado pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), é o Gym Brasil.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram