EXPERIÊNCIA EM CAMPO

Futebol para todas as idades

Participante do Sessentão na Limfurc, equipe dos Servidores de Campinas planeja abrir espaço para jogadores acima de 70 anos

Esportes Já
07/04/2025 às 09:41.
Atualizado em 07/04/2025 às 11:48
Okinawa e Recreativo de Sumaré são considerados favoritos para alcançar as semifinais do Sessentão (Divulgação)

Okinawa e Recreativo de Sumaré são considerados favoritos para alcançar as semifinais do Sessentão (Divulgação)

A Associação dos Servidores Públicos Municipais de Campinas tem como norte central do seu trabalho a valorização das pessoas inseridas na terceira idade. Por isso, a participação da entidade nas categorias da Liga Metropolitana Independente de Futebol Regional de Campinas (Limfurc) é considerada um movimento tão natural que existem planos de se abrir novas equipes para abrigar homens acima de 70 anos com desejo de praticar futebol.

Integrante da Diretoria da Associação, Marcos Clemente relatou que a parte prazerosa destas atividades é tirar de suas residências pessoas que poderiam se encontrar entregues à inatividade. Os frutos, segundo ele, estão sendo colhidos de modo rápido. Tanto que a turma voltada aos atletas de 70 anos já conta com 20 interessados e a lista cresce a cada dia. "Tem jogador que briga comigo porque tem vontade de jogar", revelou.

De modo simultâneo, toda a atenção é direcionada à equipe que disputa o Sessentão. Clemente quer concorrer ao título da categoria, vencida no ano passado pelo Pró Esporte de Indaiatuba. Ele não ignora, no entanto, o equilíbrio da competição. "Temos seis times que vão brigar pelo título, sem contar que podem aparecer surpresas", analisou Clemente. 

Ele enumera as equipes do Recreativo, Okinawa, Pro Esporte, Ponte 1900 e Sete de Setembro como pretendentes ao caneco. Para ele, o favoritismo é construído em determinadas ocasiões pela tradição e em outras pela reformulação que deixou a equipe fortalecida na parte técnica, como o Recreativo de Sumaré.

Para Clemente, um dos fatores que podem gerar desequilíbrio é o engajamento checado em cada concorrente. Ou seja, quanto maior o número de jogadores presentes nos jogos, maior será a possibilidade de que não ocorra uma queda de rendimento físico. O regulamento permite a utilização de todos os jogadores, caso seja o desejo do treinador. "Em um campeonato de 60 (anos), não são os 11 jogadores (que decidem os jogos) e sim os 23 jogadores. Quem tiver a maior regularidade de presença de jogador em todos os jogos, é o que tem mais chance de chegar entre os quatro melhores", analisou o dirigente da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Campinas.

Quanto ao seu grupo de jogadores, Clemente está tranquilo. Durante a semana, ele diz que é rotina constatar a presença de jogadores da equipe do Sessentão na Academia ou em busca de metodologias para incrementar o rendimento físico, como o ex-volante Ezequiel, com passagem no Corinthians e na Ponte Preta. "O Ezequiel é outro jogador. Ele treina, é dedicado. Tem os seus compromissos no time de Master´s (do Corinthians), mas ele está o fino da bola", descreveu.

A satisfação de Clemente cresce ao constatar que convenceu Ezequiel a atuar como volante. "Quando alguém para de jogar, a sua preferência é atuar em posição diferente em relação ao período em que era jogador. O Polozzi, por exemplo, foi zagueiro e gosta de atuar no ataque", explicou.

A ambição de lutar pelo título não está arrefecido. Isso não impede de Clemente comemorar os efeitos positivos de quem participa dos torneios da Limfurc. "Temos um contingente de 100 a 150 jogadores que estão aí na ativa, bem de saúde. Você não vê ninguém reclamar de saúde, de médico, de posto de saúde. É isso, é atividade física", completou.

RESULTADOS TERCEIRA RODADA SESSENTÃO

✔ Ponte 1900 1 x 1 Pró Esporte Bela Vista

✔ Sete de Setembro 9 x 2 Boca Juniors

✔ Boca UPV 0 x 4 Dinamarca

✔ River Plate 1 x 6 Servidores

✔ Recreativo 1 x 2 Jambeiro

✔ Okinawa x Arco Iris (Cancelado por causa de campo alagado)

Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por