PONTAPÉ INICIAL EM FEVEREIRO

Futebol amador aquece turbinas para um novo ano

Liga Campineira de futebol aprimora Copa Irdival Frezzato e valoriza categorias de base

Esportes Já
22/01/2024 às 09:17.
Atualizado em 22/01/2024 às 09:17

Na última edição da Copa Ases, o R7 Picerno de Sumaré foi o campeão (Divulgação)

Após um período de intensas atividades no ano passado, os dirigentes da Liga Campineira de Futebol esperam que a temporada de 2024 seja a da afirmação dos planos da nova gestão, que assumiu em maio de 2023 e que definiu como prioridade a busca do protagonismo na Região Metropolitana de Campinas (RMC), tanto em competições como na qualidade das equipes envolvidas.

Esta será a primeira temporada completa sob o comando do presidente Jerônimo Tognolo, que recebe a parceria do presidente de honra da entidade, Marco Antonio Abi Chedid. De acordo com o vice-presidente César Augusto de Oliveira, o Cesinha, estão programados sete torneios. A largada das competições será nos meses de fevereiro e março. O pontapé inicial será dado pela categoria Sub-20. Será permitida a inscrição de jogadores que tenham nascido nos anos de 2004 e 2005, sendo que o limite máximo será direcionado aos jogadores que nasceram em 2003, ou seja, com 20 ou 21 anos. Todas as partidas serão realizadas aos sábados e a inscrição poderá ser feita de maneira gratuita.

Já a Copa Irdival Frezzato vai ganhar mais robustez. Desta vez, está prevista a participação de 60 equipes divididas nas Séries A e B, o que vai possibilitar a adoção de acesso e descenso - com envolvimentos de equipes de toda a região.

“O que chama mais a atenção é que a premiação vai englobar as duas divisões”, disse Cesinha. Segundo ele, a divisão de elite terá uma premiação total de R$ 40 mil para distribuir aos quatro primeiros colocados, enquanto a segunda divisãovai distribuir um total de R$ 20 mil em prêmios do primeiro ao quarto colocado. “As duas divisões contam com muitas equipes de tradição de Campinas e região, além de outras equipes novas vindo em busca do objetivo maior”, disse o dirigente da Liga Campineira de Futebol. Na primeira divisão, o campeão do ano passado foi o R7 Picerno, de Sumaré. O Jacaré ficou com a taça da segunda divisão. 

Após o encerramento da Copa Irdival Frezzato, a Liga Campineira de futebol voltará suas atenções para as categorias de base. No mês de abril, a liga promoverá o campeonato de base do Sub-12 ao Sub-18 no primeiro semestre. No mês de julho, por sua vez, o espaço será reservado para o Futebol Feminino. “É um campeonato que não é realizado há muito tempo”, explicou o dirigente da Liga Campineira de Futebol. No mês de agosto serão realizados torneios para contemplar garotos inseridos do Sub-12 ao Sub-18. Para setembro, a programação está destinada à Copa Campinas, que abrange equipes que disputaram as Séries Prata e Bronze.

Entretanto, existem outros planos em pauta. Uma das ideias da diretoria da Liga Campineira de Futebol é viabilizar um certame no estilo do “Desafio ao Galo”, competição existente nas décadas 1980 e 1990 e que fez muito sucesso na Rede Record. Pela fórmula pensada previamente, os clubes que vencerem por mais tempo dentro de seu grupo são classificados para o Super Galo, que vai apurar quem será o campeão. Não está descartado convite para equipes da Região Metropolitana de Campinas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por