SÉRIE OURO A

Futebol amador aquece as turbinas

Secretaria Municipal de Esportes faz os preparativos para a Série Ouro A

Esportes Já
10/07/2023 às 11:25.
Atualizado em 10/07/2023 às 11:25
Torcida da Vila Boa Vista-Águia comemora a conquista da Série Ouro A no ano passado. Equipe vai atrás do bicampeonato (Divulgação)

Torcida da Vila Boa Vista-Águia comemora a conquista da Série Ouro A no ano passado. Equipe vai atrás do bicampeonato (Divulgação)

Após o encerramento da Copa Irdival Frezzato, as equipes do futebol amador de Campinas começaram a direcionar o seu planejamento para a Série Ouro A do Campeonato Amador, cuja responsabilidade de promoção é da Secretária Municipal de Esportes e Lazer. O início está previsto para o 17 de setembro enquanto que a decisão deve ocorrer no início de dezembro. O palco da decisão será o estádio Moisés Lucarelli.

Ao contrário do ano passado, quando desistências foram registradas, a expectativa é que a competição tenha a presença de 32 equipes, sendo 24 oriundas da edição do ano passado e as oito restantes apuradas da Série Ouro B, feita em 2022. . De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes, a previsão é que os concorrentes sejam divididos em quatro chaves com oito integrantes cada um. Os jogos serão dentro do próprio grupo e os quatro primeiros colocados estarão qualificados para a fase decisiva, enquanto que os dois últimos serão rebaixados.

Em 2022, em virtude da desistência de quatro times, as chaves contaram com sete postulantes e apenas o lanterna desceu para a Série B.

Após a apuração dos 16 classificados, a equipe de melhor campanha terá a chance de enfrentar a equipe com pior desempenho, enquanto que os outros emparceiramentos seguirão o mesmo critério. Nos confrontos de oitavas e de quartas de final, a equipe com melhor campanha será classificada para as fases subsequentes caso o jogo termine empatado. Nas semifinais e na final, a igualdade levará a decisão para os pênaltis.

Para viabilizar a realização das Séries Ouro, Prata e Bronze, a prefeitura afirma que gasta aproximadamente R$ 495 para o quarteto de arbitragem de cada jogo. Cada divisão tem 127 partidas. O custo total das três divisões é de R$ 188.595.

A expectativa é que Série Ouro conte com a participação de equipes como Parque Brasília, Bangu, Granada, Bartira´s, Cofa Vila Costa Silva, Galatico´s, Vila Boa Vista, Cruzeirinho do Campo Belo, Unidos dos Campos Elíseos, Flamengo Santa Mônica, Grêmio Cafezinho, Vila Rica e Vila Formosa. O Congresso para divisão dos grupos e formulação do calendário será na primeira quinzena de agosto. No ano passado, a final da Série Ouro ocorreu no dia 13 de novembro e após um empate por 1 a 1 no tempo normal, na decisão por pênaltis, o Vila Boa Vista Águia venceu nos pênaltis por 5 a 3.

Outras oito datas serão reservadas para a realização de um campeonato feminino em que 12 equipes serão divididas em duas chaves. Os quatro primeiros foram a fase decisiva até a decisão, que será a preliminar da decisão da Série Ouro, no Majestoso.

Enquanto a Secretaria Municipal Esportes monta o seu calendário da sua divisão principal, a Liga Campineira de Futebol articula a formação de uma nova competição. Neste final de semana foram iniciadas as competições relativas às categorias de base. No dia 23, a Copa Cidade de Campinas será iniciada. A meta é dar espaço para as equipes que são participantes nas Séries Prata e Bronze da Secretaria Municipal de Campinas e que não teriam calendário durante a realização da Série Ouro da Prefeitura Municipal.

A previsão é a participação de 46 participantes. Eles seriam divididos em chaves com cinco equipes e que jogariam em turno único. Os classificados atuarão em sistema de mata-mata até a decisão do título.

De acordo com o vice-presidente da entidade, César Augusto de Oliveira, o Cesinha, a competição tem tudo para ser um sucesso. “Já estão confirmadas 42 equipes e o Congresso será realizado no dia 10 de julho (segunda-feira). A expectativa é grande para a competição”, disse Cesinha, satisfeito pela decisão do Sub-20 que será no dia 16 de julho entre Parque Brasília e Pinheiros, a partir das 10h, no estádio Moisés Lucarelli.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por