Gol de Matheus Barbosa contra o Sport exemplifica a importância dos volantes na equipe bugrina
Matheus Barbosa comemora o gol contra o Sport, o terceiro do Guarani na vitória por 3 a 1 (Thomaz Marostegan/Guarani FC)
A vitória por 3 a 1 sobre o Sport na última sexta-feira evidenciou a importância dos volantes na campanha do Guarani na Série B do Campeonato Brasileiro. O terceiro gol marcado por Matheus Barbosa reforçou a polivalência dos atletas da posição. Além de defender e armar as jogadas, também é atribuição atacar e finalizar a gol. Para o técnico Umberto Louzer, o êxito demonstrado em todas essas funções garante um diferencial ao time. “O Guarani está muito bem servido nessa posição”, disse o comandante.
“O Barbosa é um atleta importantíssimo. Apesar de não aparecer, tem nos ajudado muito, pois consegue defender, organizar o jogo e chegar à frente”, elogia Louzer, que valoriza também os demais atletas da posição, como Matheus Bueno, desfalque contra o Sport por desgaste físico. “O Bueno vem fazendo uma temporada em alto nível. Seu repertório na organização do jogo é um diferencial.” Seu substituto na última sexta-feira foi Lucas Araújo um jogador importante taticamente, avalia o comandante. “É um atleta dedicado e responsável dentro de campo. Contra o Sport, se esforçou muito e deixou o campo com cãibras.”
O primeiro gol do Guarani nesta Série B foi marcado por Matheus Barbosa. Na estreia do time, contra o Avaí, em casa, ele acertou uma bomba de fora da área e abriu o placar na goleada por 4 a 1. Na ocasião, ele repetiu o que havia feito no jogo contra a Portuguesa, também no Brinco, pelo Campeonato Paulista, quando marcou um gol parecido. Diante do Sport, Louzer disse que a jogada foi treinada.
“Sabíamos como o adversário se posicionava na área”, falou o treinador. No lance, Mayke recebeu pela esquerda e, ao invés de cruzar, fez o passe na meia lua para o volante, que finalizou de primeira, no canto direito. O gol definiu um placar inédito do time sob o comando de Louzer nessa temporada: desde que o treinador assumiu, a equipe não tinha marcado mais do que dois gols em uma partida.
“Demos a resposta que o torcedor queria”, argumentou, lembrando da partida anterior, em que o time criou várias chances de gol, mas perdeu do Juventude no Brinco por 1 a 0 em uma falha da defesa. “Dessa vez, a bola entrou”, comemorou. O resultado de sexta-feira encerrou uma série de três jogos sem vitória, a pior sequência de Louzer nesse campeonato. Ele justificou os resultados “ruins”. “É um grupo enxuto e quando não temos vários jogadores disponíveis ficamos limitados nas variações de escolhas e estratégias.”
SAMPAIO CORRÊA E DÉRBI
O Guarani volta a campo diante do Sampaio Corrêa, sábado que vem, fora de casa. Para esta partida, Louzer não poderá contar com o zagueiro Alan Santos e o lateral-direito Diogo Mateus, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Em contrapartida, ele terá a volta dos meias Régis e Isaque, que cumpriram suspensão diante do Sport. O comandante garantiu que não poupará atletas visando o Dérbi, marcado para 1º de setembro, no Brinco, após a partida diante do Sampaio Corrêa. Pendurados com dois cartões amarelos, o lateral Mayke e o atacante Bruno Mendes podem ser desfalques no duelo diante da Ponte Preta caso sejam advertidos na partida em São Luís-MA.
“Pensamos sempre na próxima partida. É assim desde que cheguei e não será diferente agora. O Sampaio Corrêa está no nosso foco. O Dérbi é assunto para depois”, disse Umberto Louzer, antes de iniciar a semana de preparação.