Equipe Invictus disputa o Circuito Paulista e se prepara para a participação no Brasileiro
A promoção do primeiro curso presencial de formação de árbitros do Brasil está entre as ações de destaque deste ano em Campinas (Divulgação)
Não é futebol, nem vôlei, muito menos basquete. O anúncio que circula pelas escolas públicas de Campinas é de um esporte diferente. Trata-se de um convite endereçado a professores e alunos para o conhecimento e a prática do floorball, uma espécie de hóquei praticado em quadra com o uso de tênis e bola em substituição aos patins e disco, respectivamente.
A iniciativa é do educador físico Guilherme de Arruda Carvalho Freitas, fundador, diretor e técnico da equipe Invictus Floorball Campinas, que existe desde 2016. A intenção é difundir a modalidade, que surgiu nos Estados Unidos no final dos anos de 1960 e conta com adeptos fieis no Brasil, incluindo Campinas.
“Já procuramos a Secretaria de Esportes, mas os locais disponíveis são escassos e inviáveis. Estamos apresentando para escolas públicas que possam acolher o projeto. Assim, já poderemos atender os estudantes fora do horário de aula”, afirma Freitas. “O interesse dos estudantes é garantido. Sempre recebemos questões nas redes sociais para saber onde jogar”, completa.
Invictus treina para o Campeonato Brasileiro em outubro (Divulgação)
Freitas lembra que entre 2017 e 2019 chegou a ser conduzido o projeto Floorball na Escola com visitas gratuitas em aulas de educação física nas unidades públicas de Campinas e região e mais de 40 vivências esportivas realizadas. Depois da pandemia, houve uma dificuldade maior em prosseguir com as atividades. Mas nem por isso as mobilizações diminuíram. Frequentador tradicional em competições regionais, estaduais e nacionais, o Invictos segue firme na disputa de torneios.
“Atualmente, estamos participando do Circuito Paulista em um total de três etapas. A primeira foi em São Paulo e sediamos a segunda em Campinas no último dia 26 de agosto. A terceira ainda será marcada, mas provavelmente acontecerá em São Paulo no mês de novembro.”
Paralelamente, a equipe campineira segue a preparação para a disputa do Campeonato Brasileiro em outubro. Os treinos semanais acontecem aos sábados na quadra da Escola Estadual Professora Cecília Pereira. “A competição está prevista para 21 e 22 de outubro em Embu das Artes. A participação gira entre 6 a 8 equipes com cerca de 150 pessoas envolvidas, entre atletas, comissão técnica e organização”, detalha Freitas.
Atleta conduz a bola com o taco durante treino do Invictus (Divulgação)
A promoção do primeiro curso presencial de formação de árbitros de floorball do Brasil está entre as ações de destaque deste ano em Campinas. O evento foi em julho. “Formamos 12 participantes para atuar nas futuras competições”, diz o treinador.
ADAPTAÇÃO
No Brasil, a modalidade chegou em 1998 e hoje conta com a Associação Brasileira de Floorball, entidade reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pela Federação Internacional de Floorball. “São cerca de 10 mil praticantes no Brasil, com equipes competitivas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará e Paraná”, explica Freitas.
A possibilidade de adaptação é um dos atrativos para a prática desse esporte, conforme explica o preparador físico. “As partidas oficiais acontecem em quadras cercadas por paredes de plástico que dificultam a saída da bola, tornando o jogo mais dinâmico e intenso. Mas no Brasil hoje há apenas dois conjuntos de paredes plásticas que cercam a quadra, chamadas de rink, um em São Paulo e outro em Curitiba. Aqui em Campinas, nós adaptamos a prática do esporte a qualquer quadra esportiva disponível, usando as paredes existentes como parte do jogo. Uma das grandes vantagens desse esporte é a sua adaptabilidade, se não houver a necessidade de jogar nas regras oficiais, é possível reduzir a quantidade de jogadores, jogar sem goleiro, jogar em quadras menores.”
O Invictos conta com a parceria da única empresa que vende equipamentos de floorball no Brasil. Um taco oficial custa, em média, de R$ 200 a R$ 250.
Equipes durante a disputa do Circuito Paulista (Divulgação)