GAROTOS EM AÇÃO

Feras da base do basquete nacional têm encontro no Regatas

De terça a domingo, clube campineiro sedia a fase final do Campeonato Brasileiro Categoria Sub-17

Esportes Já
21/08/2023 às 09:49.
Atualizado em 21/08/2023 às 09:49
A equipe sub-15 do Regatas celebra o título do campeonato brasileiro conquistado em 2022, no Rio de Janeiro (Divulgação)

A equipe sub-15 do Regatas celebra o título do campeonato brasileiro conquistado em 2022, no Rio de Janeiro (Divulgação)

Boa parte dos melhores jogadores das categorias de base do basquete nacional estará em ação nesta semana nas quadras do Clube Campineiro de Regatas e Natação. Desta terça-feira (22) até domingo (27), a agremiação sedia a fase final do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) Categoria Sub-17. Organizado pela Confederação Brasileiro de Basquete, a competição terá 12 equipes, entre elas o Regatas de Campinas, referência na formação de jogadores.

No total, o campeonato conta com nove equipes do estado de São Paulo. Além do Regatas, estarão em ação o Pinheiros, Palmeiras, Corinthians, São José, São Paulo, Paulistano, Mogi e Franca. De outros estados, vêm o Minas Tênis, Tijuca Tênis, do Rio, e o LDPG Ponta Grossa, do Paraná. As equipes serão divididas em três grupos de quatro e, na primeira fase, haverá confrontos diretos dentro das chaves. Os dois primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados na classificação geral avançam à etapa eliminatória. A equipe campineira está no Grupo A, ao lado de Pinheiros, Palmeiras e Ponta Grossa. “Acho que será uma boa diversão para quem gosta de assistir bons jogos de basquete”, convida Marcelo Bandiera, o Marcelinho, técnico do Regatas. As partidas acontecerão diariamente de terça a domingo, com o primeiro confronto começando sempre às 9h e o último, às 19h.

As 12 equipes chegaram à fase final depois de uma seletiva que envolveu mais de 50 participantes. Por ter ficado entre os oito primeiros colocados na edição do ano passado, o Regatas avançou direto para esta etapa de Campinas, na qual se conhecerá o campeão. “Nosso primeiro objetivo é ficar pelo menos entre os oito, para já garantir classificação à fase final de 2024, com a possibilidade de ser sede novamente”, diz Marcelinho.

A expectativa do treinador é de uma competição equilibrada. “As equipes que mais se reforçaram neste ano no sub-17 foram o Pinheiros e o Paulistano, mas também temos uma base forte”, analisa, lembrando que participarão da formação campineira também jogadores do sub-16. “Nosso objetivo é formar atletas, portanto é comum colocarmos os garotos para jogar em categorias acima da idade deles”, afirma o treinador. Em média, o Regatas encaminha quatro jogadores por ano para clubes de ponta do Brasil ou do Exterior, contabiliza Marcelinho. “Vamos continuar trabalhando para formar cada vez mais e dar oportunidade para que todos que estão com a gente possam jogar em alto nível.”

A força da base do Regatas foi comprovada no ano passado, quando o sub-15 conquistou o título do campeonato brasileiro no Rio de Janeiro. Em setembro, novamente no Rio, a equipe tentará repetir o feito.

MUNDIAL DE BASQUETE

No sábado (26), mesmo dia em que acontecerão as semifinais do Brasileiro Sub-17 no Regatas, a seleção brasileira de basquete fará sua estreia no Mundial, realizado no Japão, Filipinas e Indonésia. O adversário será o Irã. Um dos destaques da seleção é Vitor Benite, do Gran Canaria, da Espanha. Formado no Regatas, ele treinou nas quadras do clube campineiro no mês passado, durante as férias, antes de se juntar ao grupo da seleção.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por