BASQUETE

Ex-regatas, promessa vive experiência em evento no All-Star Game

Pedro Pastre, de 17 anos, representou o Brasil em evento da NBA e FIBA para os melhores atletas de base do planeta

Esportes Já
24/02/2025 às 16:23.
Atualizado em 24/02/2025 às 16:23
Pedro Pastre jogou no Regatas entre 2021 e 2023 (Arquivo)

Pedro Pastre jogou no Regatas entre 2021 e 2023 (Arquivo)

Pedro Pastre foi um dos jogadores mais importantes que passaram pelo basquete do Clube Campineiro de Regatas e Natação nos últimos anos. E desde 2023, quando saiu do clube, referência nacional na formação de atletas, o ala teve uma ascensão meteórica. Jogou na Itália, voltou ao Brasil para atuar no Pinheiros e aos 17 anos já começa sua história dentro da NBB (Novo Basquete Brasil), a principal liga do basquete masculino no país. Mas foi no final de semana entre 14 e 16 deste mês de fevereiro que o jovem vivenciou o momento mais emblemático da carreira.

Pastre representou o Brasil no Basketball Without Borders (BWB) Global, evento da NBA e FIBA (Federação Internacional de Basquete) para os melhores atletas de base do planeta e que integra a programação do AllStar Game. Neste ano, a estrutura foi montada no Chase Centes, em São Francisco. “Foi uma das experiências mais legais que tive e nunca vou esquecer. Espero que seja um divisor de águas na minha vida”, disse Pastre.

No evento, os jovens atletas têm a oportunidade de em um final de semana treinar e atuar ao lado de técnicos e jogadores da NBA e também são avaliados por olheiros. Assim, a participação pode representar uma porta de entrada para o basquete universitário norte-americano. Neste ano, 40 atletas de 22 países estiveram em ação.

“Cheguei na quinta-feira e os treinos começaram na sexta. Foi muito legal conviver nesses dias com atletas do mundo inteiro e dentro de uma estrutura fera. Treinamos e jogamos até domingo e depois assistimos o All-Star Game”, contou quando ainda estava nos Estados Unidos, prestes a embarcar de volta ao Brasil. Ver os ídolos de perto foi outro ponto alto da experiência. “Foi muito legal. Nunca imaginei que assistiria a esse evento. Fiquei muito feliz”, descreveu.

Outro brasileiro que participou do programa foi Junior Kemm, que, a exemplo do ex-jogador do Regatas, é nascido em 2007. Ambos vêm se destacando em competições de base pela seleção brasileira. Desde 2022, Pastre disputou quatro torneios pelo Brasil e foi campeão sul-americano sub-15 há três anos. O ala também já havia participado da versão BWB envolvendo jogadores do continente americano.

CARREIRA 

Nascido em Curitiba, Pastre começou sua carreira na Sociedade Thalia, na capital paranaense, onde ficou até os 14 anos. Em dezembro de 2020, ele foi aprovado em um teste no Regatas e, no ano seguinte, já passou a integrar a base da equipe campineira.

“No Regatas, consegui evoluir muito, pois disputei competições de melhor nível. Além disso, ter saído de casa cedo ajudou no meu amadurecimento”, conta.

Aos 16 anos, Pastre se transferiu para o Stella Azzurra de Roma, na Itália, e em agosto do ano passado foi contratado pelo Pinheiros. Na temporada 2024/25 da NBB, marcando sua estreia na competição, o jovem já tem 19 partidas, com uma média de mais de 16 minutos em quadra, quatro pontos por jogo, 2,6 rebotes e 1,1 assistências para uma eficiência de 4,6. Os números foram divulgados pelo Pinheiros, que ainda destaca: “e ele só tem 17 anos”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por