Victor Lino ratifica os índices para o Mundial Sub-20, que acontece em agosto, no Peru. (CBAt)
Ganhar medalhas de ouro faz parte do sonho de todo atleta. E ser eleito o melhor da competição é um incentivo a mais. Victor Lino, velocista da Orcampi, garantiu os dois feitos no Campeonato Brasileiro Sub-20, realizado de 7 a 9 de junho, em Niterói (RJ). Ele venceu os 400m rasos e os 400m com barreiras, ratificando os índices para o Mundial Sub-20, que acontece em agosto, no Peru.
“Estou muito feliz, isso é resultado do meu esforço, de não faltar aos treinos, me dedicar, me alimentar bem. Gostei muito do Brasileiro, ainda tive o privilégio de ser escolhido o destaque masculino da competição, eu nem imaginava conquistar isso. Teve outro atleta que também conquistou dois ouros, mas, além das minhas provas individuais, eu fui bronze com o revezamento 4x100 metros. Acho que foi por isso que me escolheram”, conta Victor.
De acordo com a treinadora Aline Silva, o foco no Brasileiro não eram as marcas, mas a colocação nas provas. “Nosso objetivo era garantir as vagas do Victor para o Sul-Americano Sub-20. Para isso, ele precisava ganhar as provas para estar automaticamente qualificado, do contrário dependeria de colocação no ranking sulamericano. Felizmente, deu tudo certo. Disputar um Brasileiro é sempre uma experiência única”, comenta Aline, que também foi atleta da Orcampi antes de seguir a carreira como treinadora.
Embora já tenha alcançado os índices para o Campeonato Mundial, Victor não alivia na autocobrança. “Foi uma competição muito forte, com atletas muito bons. Eu não estava muito confiante nas minhas provas”, reconhece ele, que relata a prova de recuperação que fez na final dos 400m rasos. “Tinha um menino que era o favorito. Acompanhei ele o tempo todo. Quando chegamos nos 300 metros, ele cresceu muito e começou a abrir. Mas eu criei forças não sei de onde e passei ele. Foi uma sensação incrível. Cruzei a linha de chegada e vi minha treinadora chorando. Eu quase chorei junto. Ver todos meus amigos da Orcampi vibrando e gritando foi um incentivo muito legal. Fiquei feliz.
“Agora, o foco é o Troféu Brasil de Atletismo, principal competição adulta da modalidade, que será realizada de 27 a 30 de junho, em São Paulo. Embora tenha completado 18 anos recentemente, Victor alcançou o índice para participar do evento. “Ele vai disputar os 400 metros com barreiras e com certeza será uma experiência incrível”, explica Aline.
Na sequência, o jovem velocista disputa o Sul-Americano Sub-20, em Lima, no Peru, de 12 a 14 de julho. “Ele está treinando bem, com a cabeça muito boa. Vamos em busca de uma medalha no Sul-Americano. Se der certo, será a primeira dele em provas individuais. Em 2023, o Victor integrou o revezamento 4x400 metros que foi campeão no Ibero-Americano, mas queremos uma conquista individual. Vamos treinar para melhorar os resultados, buscar a medalha no Sul-Americano e chegar em uma final no Mundial. Esses são os nossos próximos passos”, revela Aline.
DECATLO
Outro destaque da Orcampi no Brasileiro Sub-20 foi Henrique Rodrigues, vice-campeão no decatlo. Como ele está entre os seis primeiros no ranking Sul-Americano da categoria, tem expectativa de ser convocado para integrar a seleção brasileira no torneio continental junto com Victor Lino.
MEDALHAS CONQUISTAS PELA ORCAMPI NO BRASILEIRO SUB-20
Victor Elias Lino Caves dos Santos – 1º lugar nos 400 metros rasos (47.71) e 1º lugar nos 400 metros com barreiras (52.47)
Gustavo dos Santos Lima – 2º lugar nos 5.000 metros rasos (15:25.75)
Henrique Rodrigues Pinto – 2º lugar no decatlo (6.237 pontos) Revezamento 4x100 metros masculino (Renato, Ygor, Guilherme e Victor) – 3º lugar (43.01)
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.