Equipe do 31 Novo Horizonte faz planejamento meticuloso e sonha em alcançar a final marcada para dezembro
Comunidade da Vila 31 de março tem participação ativa na equipe e ‘já comemorou muitas equipes, como o acesso obtido na Série B em 2018 (Divulgação)
Com início estipulado para o dia 24 de setembro, a Série Ouro A do Campeonato Amador de Campinas tem equipes tradicionais que desembarcam com ambições de titulo. E existem agremiações que aguardam a competição como uma oportunidade para dar um salto definitivo e entrar na galeria das potências do futebol amador da Região Metropolitana de Campinas. Uma dessas equipes é o 31 Novo Horizonte, sediado na Vila 31 de Marco e que promete um elenco competitivo e com gana para alcançar a decisão marcada para o primeiro final de semana de dezembro, no estádio Brinco de Ouro ou no Moisés Lucarelli.
De acordo com o presidente da agremiação, Leonardo Norberto, o Léo Ziggy, a temporada deste ano pode ser o coroamento de um processo iniciado em 2018, quando a equipe conseguiu o acesso a principal divisão do futebol amador campineiro e de quebra faturou o titulo da Série B após ganhar do Bangu por 2 a 1. Após uma participação discreta na primeira temporada na divisão de elite, o avanço ficou bloqueado devido a incidência da pandemia do novo Coronavirus que paralisou todas as competições. Em 2023, o passe inicial dado foi a de montagem de um elenco mais experiente e cuja primeira experiência foi na Copa Irdival Frezzato quando o time foi eliminado nas quartas de final. “Agora fizemos contratações de muitos jogadores experientes e temos uma boa expectativa de rendimento”, afirmou Ziggy. “Creio que estamos no caminho certo para buscarmos a conquista do título”, completou o dirigente da equipe sediada na Vila 31 de Março.
Com as contratações e o aumento da média de idade, Ziggy avisa que o torcedor do Novo Horizonte verá um novo estilo de jogo, focado muito mais na cadência de jogo e no controle de bola e deixando a intensidade em segundo plano. “Mas também vamos contar com jogadores velozes e que sempre foi a nossa caracteristica”, explicou Ziggy, sem esquecer das revelações. “Sempre apostamos na base e queremos levar jovens para que eles se adaptem antes de disputar campeonatos maiores”, disse o dirigente do Novo Horizonte, que está confiante na qualidade da equipe montada. “O elenco no papel é um dos melhores do futebol amador e temos esperança de encarar os melhores frente a frente”, arrematou.
Em relação aos possíveis rivais, Ziggy afirma que a prioridade é prestar atenção no desenvolvimento de rivais locais e times mais tradicionais como o Parque Brasília, o Grêmio Cafezinho e o Parque Anhumas. Caso ocorra o cruzamento com essas equipes, o dirigente afirma que sua equipe está pronta para o desafio. “Estamos no processo para sermos campeões, algo que nunca conseguimos. Mas a semente está sendo plantada a cada dia e temos o apoio da nossa comunidade, que é apaixonada pela equipe”, arrematou.
HISTÓRIA
O Esporte Clube 31 Novo Horizonte, popularmente conhecido como 31 de Março, foi fundado no dia 31 de março de 2011 na vila que também homenageia essa data, e que está na zona leste de Campinas.
Com objetivo de ter um time de futebol amador para representar a Vila 31 de Março várias reuniões foram feitas para viabilizar a criação do clube, que agora busca um salto definitivo na geografia do futebol amador de Campinas.
O Novo Horizonte e outras 31 equipes fazem sua preparação em cima do regulamento, que estipula que cada equipe deverá contar com 25 jogadores. Para facilitar o planejamento das equipes, está autorizado que onze jogadores possam atuar, mesmo que tenham atuado nas séries Prata e Bronze. No ano passado, a Secretária Municipal de Esportes e Lazer, por intermédio da diretoria de futebol, só permitia cinco atletas com tais características.
Após a fase de classificação, cada equipe poderá receber reforços no mata-mata, pois o time poderá retirar cinco jogadores do elenco e inscrever outros jogadores em seu lugar. A exceção é que não tenham atuado em outras divisões dos campeonatos organizados pela Prefeitura.
A Série Ouro A deverá contar com as equipes do Bayern Itajaí, Vila Boa Vista, Vila Rica, Grêmio Cafezinho, Parque Brasília, Oziel, Pureza, Campos Elíseos, Cruzeirinho Campo Belo, Monte Cristo, Bangu, Matina, Vila Formosa, Galácticos, Flamengo Santa Mônica, Granada, Bartira´s, Jardim Fernanda, Granada Futebol Clube, 31 Novo Horizonte, São Marcos, COFA (Vila Costa e Silva), Amigos F.C, Santinho, Carlos Lourenço, Família Campo Belo, Imperial Vida Nova, São Bernardo, Parque Anhumas, Três Marias, Ademar Barros, Acadêmico e São Luiz.