FUTEBOL DEPOIS DOS SESSENTA ANOS

Desempenho com energia e saúde plena

Para quem atua no período da manhã, o planejamento começa de maneira bem antecipada

Esportes Já
27/11/2023 às 16:04.
Atualizado em 27/11/2023 às 16:04
Diego Cirico recomenda que o ingestão de líquidos deve ser constante e permanente (Divulgação)

Diego Cirico recomenda que o ingestão de líquidos deve ser constante e permanente (Divulgação)

Os dirigentes da Liga Independente de Futebol Região de Campinas (Linfurc) tomaram decisões nos últimos meses que visavam preservar as condições de saúde dos atletas das sete equipes que participam do Torneio Sexagenário. A principal resolução foi a mudança do horário das partidas, que agora só acontecem às 08h40 ou às 15h40 e com tolerância de 20 minutos para o início. No entanto, os jogadores também precisam tomar cuidados com a alimentação ingerida antes e depois das partidas.

O nutricionista esportivo Diogo Cirico considera que todos os homens e mulheres que estão acima da faixa etária dos 60 anos precisam observar uma série de características do seu próprio organismo e que alteram a sua rotina. “Nos dias de calor o apetite tende a reduzir e a necessidade de ingestão hídrica tende a aumentar”, disse Cirico. “Mesmo que o apetite seja reduzido é necessário a atenção com alimentação para ter energia e disposição. Já o consumo de líquidos deve acontecer mesmo que não haja sede . Geralmente as pessoas mais velhas não sentem tanta sede quanto os mais novos”, observou.

Cirico relata que, mesmo aqueles que só atuam aos finais de semana, precisam ingerir energia para viabilizar uma boa performance nas partidas. E no pós jogo, a cautela não pode ser deixada de lado. “Nós ressaltamos a importância dos alimentos que são fontes de carboidratos e proteínas e para os músculos carboidratos, como arroz, feijão, batata, macarrão, aveia frutas, verduras, legumes de todos os tipos e preferencialmente alimentos vegetais com alto teor de água. Exemplos são melão, melancia, banana, ameixa e pêssego”, explicou. Segundo o nutricionista, esses alimentos ajudam a complementar a ingestão de líquidos. O nutricionista também recomenda a ingestão de proteínas como ovos, leite, carne bovina, frango e peixe. 

Por que as proteínas são importantes? Para Cirico, tais ingredientes viabilizam a manutenção da massa muscular. Outro detalhe não pode ser esquecido: as altas temperaturas produzem estresse digestivo e a dificuldade de digestão. Conselho do nutricionista aos atletas da Linfurc: a alimentação precisa ser baseada em alimentos saudáveis e evitar os ultraprocessados. Leite natural e carnes vermelhas com alto teor de gordura devem ser evitados.

E antes da bola rolar pelos gramados da Linfurc? O nutricionista esportivo explica que, como o corpo humano tem uma complexa operação para viabilizar a reposição de energia e que demora de quatro a oito horas para complementar a sua operação, um procedimento deve ser adotado. Para quem atua no período da manhã, o planejamento começa de maneira bem antecipada. “A refeição pré-jogo de quem joga logo nas primeiras horas da manhã começa na noite anterior com uma refeição balanceada com alimentos fontes de carboidratos, proteínas e gordura”, explicou. “Uma refeição com a característica do almoço por exemplo seria muito bemvinda.

RESULTADOS RODADA LINFURC

Jambeiro 2x1 Boca Junior

Recreativo 2 X 1 Dinamarca

Fasti 1 x 2 Arco Iris

CLASSIFICAÇÃO

Recreativo – 22 pontos

Arco Iris 19

Ponte Higa 18

Jambeiro 18

Fasti Clube 14

Dinamarca 11

Boca Juniors 05

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por