ESTRELA EM QUADRA

Depois de dois anos, a ponteira Jaqueline anuncia seu retorno às quadras

A jogadora será o grande reforço do Campinas Vôlei

Esportes Já
24/07/2023 às 08:10.
Atualizado em 24/07/2023 às 08:10
Jaqueline, bicampeã olímpica, durante coletiva (Rodrigo Zanotto)

Jaqueline, bicampeã olímpica, durante coletiva (Rodrigo Zanotto)

Ela tem 39 anos, é bicampeã olímpica e uma das principais jogadoras da história do vôlei feminino brasileiro. No entanto, quando entrou em ação na última semana para encarar as câmeras e microfones parecia uma novata, tamanha a adrenalina envolvida no momento. É com essa motivação, típica dos atletas que estão iniciando a carreira, que Jaqueline volta às quadras. Na sexta-feira, a ponteira foi apresentada oficialmente na Arena Concórdia como o grande reforço do Campinas Vôlei, time que retoma o projeto do vôlei feminino na cidade.

“Parece que sou uma menina entrando pela primeira vez em um time adulto”, disse Jaqueline, que havia anunciado a sua saída das quadras em março de 2021, quando encerrou a passagem pelo Osasco para se dedicar a projetos pessoais. Por isso, os fãs foram pegos de surpresa quando, na quinta-feira, antes mesmo da apresentação oficial, ela deu as caras nas redes sociais anunciando o seu retorno.

Em uma postagem bem-humorada, junto com o marido Murilo, ela rebate a bola e avisa: “Galera, esse desafio é meu, vai ser muito especial. Eu estou de volta, você vem comigo?”

DESAFIO

A qualidade técnica é indiscutível, mas o preparo físico e o ritmo de jogo serão colocados à prova. Jaqueline, no entanto, garante que estará pronta para jogar em alto nível. “Me cuido fisicamente, sempre agi assim. E agora, treinando com a comissão técnica, vou poder fazer o que mais gosto, que é jogar vôlei.”

Sobre a equipe, a bicampeã olímpica já manifesta gratidão. “Fiquei dois anos parada e eles acreditaram no meu trabalho. Vou com o coração aberto para somar”, diz ela, que vestirá a camisa 8. As companheiras também mereceram elogios por parte da atleta. “A Fabíola é minha amiga e parceira”, comenta, referindo-se à levantadora. “Conheço também a Mari Paraíba, com quem já joguei. Todas são pessoas que amo, vai ser muito bom.”

Jaqueline também compartilha da opinião do técnico do Campinas Vôlei, Fabiano Kwiek, de que ela será uma referência para as novatas. A jogadora encara a responsabilidade. “Sei da minha importância para a equipe nos jogos e para as meninas que estão no início de carreira. Vou procurar ajudar com muita determinação.”

Jaqueline levará para a quadra uma história vitoriosa no vôlei. Pela seleção brasileira, ela é multicampeã. Entre seus principais títulos com a camisa do país estão os dois ouros olímpicos (2008 e 2012), cinco Grand Prix (2005, 06, 08, 14 e 16) e duas pratas da Liga Mundial (2006 e 2010). Já defendeu também 11 clubes e é pentacampeã da Superliga Feminina.

O NOVO TIME

O Campinas Vôlei foi apresentado oficialmente no dia 11 de julho em uma cerimônia na Prefeitura. O primeiro desafio do time será o Campeonato Paulista. A estreia na competição está prevista para o dia 7 de agosto, contra o Sesi Bauru, na cidade de Bauru. O primeiro jogo em casa, na Arena Concórdia, está marcado para o dia 18 de agosto, contra o Sesi Sorocaba. O ingresso será 1 kg de alimento não perecível. Após o estadual, o desafio será a Superliga C, competição de acesso para a Superliga Feminina.

Além de Jaqueline, o elenco tem Mari Paraíba (ponteira), Saraelen Lima (central), Mari Casas (central), Karine Schossler (oposta), Mari Blum (ponteira), Fabíola Almeida (levantadora), Júlia Fahel (levantadora), Grabriella Dutra (líbero), Andressa Oliveira (líbero), Sabrina Santos (líbero), Natália Monteiro (ponteira), Rafaella Bertolini (ponteira) e Camila Leite (central).

O auxiliar do técnico Fabiano Kwiek é o ex-oposto Rivaldo. Irmão de Fabiano, Marcos Kwiek assumiu a coordenação. Cléber de Oliveira (exponteiro e marido de Tandara) está como gestor.

Tandara foi um dos destaques do Vôlei Amil, última equipe feminina de Campinas. Comandado pelo técnico José Roberto Guimarães, o time foi fundado em 2012 e durou dois anos – em 2014, a empresa anunciou a retirada do patrocínio.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por