“MARATONA”

Corrida dos distritos chega na reta final

Última etapa está marcada para o dia 17 de dezembro, pelas ruas do Centro; inscrições estão abertas

Esportes Já
20/11/2023 às 10:45.
Atualizado em 20/11/2023 às 10:45
Neste mês de novembro aconteceu a etapa mais ecológica das seis realizadas durante o ano, no distrito de Joaquim Egídio (Divulgação)

Neste mês de novembro aconteceu a etapa mais ecológica das seis realizadas durante o ano, no distrito de Joaquim Egídio (Divulgação)

A “maratona” entra em sua última volta. Depois de cinco etapas realizadas, a Corrida dos Distritos caminha para a reta final neste ano de 2023. A última etapa da tradicional prova de Campinas está marcada para o dia 17 de dezembro, quando os atletas irão correr pelas ruas do Centro com a meta de encerrar o ano em grande estilo. As inscrições já podem ser feitas pelo link https://inscrevafacil.com/#/evento/corridas-dos-distritos-2023---etapa-centro até o próximo dia 10.

Com percurso de 6km por etapa, a Corrida dos Distritos teve início em 2015 e esta é a sétima edição. O evento retornou em 2022 após dois anos de paralisação em função da pandemia do coronavírus. Segundo palavras do próprio secretário de Esportes, Fernando Vanin, trata-se de uma forma de “democratizar as corridas de rua em Campinas”. A opinião é compartilhada por Paulo Rosa Junior, proprietário da Proworld, que faz parceria com a Prefeitura na organização. “É uma excelente alternativa para popularizar as corridas e promover os distritos”, afirma Rosa.

A prova é marcada por duas características: custo baixo e descentralização das competições. Campo Grande, Ouro Verde, Padre Anchieta, Barão Geraldo e Joaquim Egídio, algumas das regiões mais afastadas da área central e seu entorno, são os locais que recebem as disputas.

CORRIDA ECOLÓGICA

A penúltima etapa, considerada a mais ecológica de todas, aconteceu no distrito de Joaquim Egídio no último dia 12. Com 600 inscritos, a prova teve início na Praça Arthur Geraldo Vicentini e seguiu pela rua Professora Lydia Abdala e pela Trilha do Bonde, trecho de terra cercado pelas árvores que integram a paisagem da APA de Campinas.

Para o primeiro colocado na prova, o profissional da limpeza urbana, Libânio Marcos Araújo, o resultado é fruto de treino, persistência e temperatura agradável. “É a primeira vez que eu venho na Corrida dos Distritos, achei ótima. Em Joaquim Egídio, é especial: o percurso é bom, o ar é muito bom, só árvore, vento, é mais confortável. A temperatura interfere porque o asfalto, querendo ou não, vai esquentar, e vai mudar a sua passada”, diz o campeão.

A primeira competição de que Araújo participou foi a “Corrida Lixo Zero”, em setembro de 2023, na qual conquistou a terceira colocação. A prova foi voltada exclusivamente para a participação de profissionais da limpeza urbana, de Campinas e região, como coletores de lixo, varredores e outros. Cerca de 400 atletas se inscreveram na ocasião. “Só agradecer a Deus por tudo isso, primeira vez campeão, primeiro lugar, alegria enorme para mim. Vou seguir competindo, buscando evoluir a cada dia”, disse.

PROFESSORA NO PÓDIO

No feminino, o primeiro lugar ficou com a professora de educação infantil Karla Tesseli Coelho, que já participou de uma série de provas e de todas as etapas da Corrida dos Distritos, nas quais conseguiu pegar a classificação geral. “Agora foi o primeiro lugar, o que eu estava buscando, desde o primeiro dia”, comemorou a educadora. “Gosto da oportunidade de integração com a galera. Isso incentiva a gente a participar”, completou no último dia 12, depois de cruzar a linha de chegada.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2023Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por