ESPETÁCULO DE GRACIOSIDADE

Copa São Paulo de Ginástica Rítmica vai movimentar o Regatas

É a primeira vez que o clube recebe evento da Federação Paulista de Ginástica depois da pandemia

Esportes Já
19/05/2025 às 16:29.
Atualizado em 19/05/2025 às 16:29
Com resultados expressivos conquistados nos últimos anos na Copa São Paulo, Regatas tenta manter o bom nível (@matsciamana)

Com resultados expressivos conquistados nos últimos anos na Copa São Paulo, Regatas tenta manter o bom nível (@matsciamana)

Balé, dança teatral, equilíbrio, harmonia e muita graciosidade. Esses elementos não faltarão no próximo fim de semana no ginásio do Clube Campineiro de Regatas e Natação. Mais de 200 artistas — ou ginastas — garantirão o espetáculo durante a Copa São Paulo de Ginástica Rítmica Nível I, II e Elite (Pré-Infantil e Adulto), que será realizada entre sábado e domingo. Será a primeira vez, desde a pandemia, que o Regatas sediará uma competição organizada pela Federação Paulista de Ginástica (FPG). 

A expectativa é que atletas que representam o Brasil em campeonatos sul-americanos e mundiais estejam presentes. Segundo a organização, o evento será uma oportunidade para que as equipes testem novas séries, em preparação para disputas importantes ao longo do ano, como o Torneio Regional Sudeste e os Campeonatos Brasileiros. No sábado, se apresentarão as categorias mirim (9 anos) e pré-infantil (10 e 11). No domingo, será a vez da categoria adulta (a partir de 16 anos). A programação, nos dois dias, ocorrerá das 8h30 às 20h. 

Representado nesta edição por 12 atletas, o Regatas tem se destacado nos últimos três anos. Em 2022, Alice Barattelli conquistou a prata nas provas individuais por aparelho e foi campeã na prova individual geral da categoria pré-infantil. Em 2023, o conjunto campineiro foi vice-campeão, enquanto Heloísa Martins, Julia Ribeiro e Laura Pinheiro conquistaram medalhas nas provas individuais por aparelho e na geral, também no pré-infantil. Na categoria adulta, Gabriela Reinoso foi vice-campeã na prova de fita (nível II) e Luisa Pugliesi subiu ao pódio em diversas provas, incluindo a individual geral no nível Elite. 

Em 2024, Julia Ribeiro foi vice-campeã na prova de corda da pré-infantil (nível Elite), seguida por Heloísa Martins, terceira colocada. Ambas também medalharam na prova individual geral e, junto com Isadora Ramos, conquistaram a prata por equipe. No adulto, Gabriela Reinoso ficou com o terceiro lugar na prova de fita (nível II) e também subiu ao pódio na prova individual geral. 

— A ginástica rítmica vem crescendo em nível estadual e nacional, e é importante que Campinas faça parte desse movimento — destaca Daniela Martins, presidente da GRCamp, associação voltada ao fomento da modalidade na cidade. — Fazemos rifas, venda de pizzas, pipoca e outras ações para arrecadar recursos, que são usados nas competições, transporte e outras despesas — completa Daniela, que também é mãe da ginasta Heloísa Martins, a Helô, um dos destaques da equipe na categoria pré-infantil. 

— Estou feliz e um pouco ansiosa — diz Helô sobre a expectativa para o campeonato. — Mas vai dar tudo certo. Estou bem preparada. 

Em Campinas, a ginástica rítmica conta com um grupo de alto rendimento no Regatas, mas também há espaço para iniciantes. A Prefeitura mantém uma escolinha da modalidade no Ginásio do Taquaral.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por