ATLETA INCANSÁVEL

Conceição Geremias, uma vida dedicada ao atletismo

Aos 67 anos, a campineira segue competindo e ganhando medalhas dentro e fora do Brasil

Esportes Já
27/03/2023 às 09:02.
Atualizado em 27/03/2023 às 09:02
Conceição Geremias salta: um dos maiores nomes do atletismo brasileiro (Divulgação)

Conceição Geremias salta: um dos maiores nomes do atletismo brasileiro (Divulgação)

Conceição Geremias é incansável. Um dos maiores nomes do atletismo brasileiros nos anos 80, a campineira não é daquelas que vive do passado. Com 67 de idade, ela teria justificativas para ser apenas mais uma transmissora de conhecimentos, porém segue competindo e ganhando medalhas dentro e fora do Brasil. “Ainda sou a melhor do mundo”, brinca uma mulher, cuja trajetória no atletismo se confunde com a própria vida.

Sexta filha em uma família com oito irmãos, Conceição desde a infância era atraída por brincadeiras ligadas ao atletismo. Apostar corridas, pular córregos e transpor obstáculos eram suas práticas preferidas. Na escola, se destacava nas atividades de educação física. E aos 13 anos já estava em meio a competições.

Considerada uma das melhores atletas de heptatlo, foi a primeira brasileira na história a ganhar a medalha de ouro nessa modalidade, mantendo seu recorde sul-americano por 25 anos. O feito foi alcançado nos Jogos PanAmericanos de Caracas, em 1983, ocasião em que somou 6.017 pontos. Nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, a marca foi superada por por Lucimara Silvestre, que marcou 6.133 pontos.

Recordista em 13 modalidades, Conceição também conquistou vários títulos internacionais. E mesmo quando o peso da idade virou barreira para competir em alto nível, ela se negou a parar.

Após ser decacampeã mundial master, a campineira segue conquistando medalhas e até se aventurando em outras praias, como o vôlei, sem deixar também de trabalhar com projetos voltados à Lei de Incentivo ao Esporte. Além de atleta, ela é presidente da Associação Cultural e Esportiva Campeã (Acecamp).

Esportes Já - Em algum momento da sua vida você deixou de competir? Conceição Geremias - Nunca. Às vezes, parava um tempo para tratar de uma lesão. Mas desde os 13 anos estou em competições. Aos 36, deixei de competir na categoria adulta e passei para a master.

Você segue praticando o heptatlo?

Não. Faço arremesso de peso, salto em altura, lançamento de dardo e salto triplo, ainda estou bem perto do heptatlo. A cada dois anos, participo do Campeonato Mundial Master. No ano que vem vai ser na Suécia. Nos três últimos mundiais, fui medalha de ouro no salto triplo e no arremesso de peso, e prata no salto em altura. Ainda sou a melhor do mundo.

Você pratica algum outro esporte? 

Comecei a praticar o vôlei adaptado para somar e não perder o condicionamento físico. Melhorei muito no arremesso de peso e no salto por causa do vôlei adaptado. É um complemento para o atletismo e também um esporte contagiante.

Como é sua rotina de treinos?

Treino todo dia de segunda à sexta-feira. São 2h no período da manhã e 2h à tarde, tanto vôlei adaptado como atletismo.

Você exerce alguma outra atividade?

Trabalho com projetos voltados à Lei de incentivo ao esporte. Tenho um projeto em Americana, três no Maranhão e também um em Jaborandi, próximo a Barretos, todos em andamento. Não dá para parar.

Conceição Geremias com suas companheiras (Divulgação)

Conceição Geremias com suas companheiras (Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por