EM ALTA

Com 24 anos, Vini Jr. é favorito na disputa da Bola de Ouro em premiação

O atacante pode se tornar apenas o quinto atleta nascido no Brasil a conquistar o troféu

Esportes Já
28/10/2024 às 17:00.
Atualizado em 28/10/2024 às 17:00
Vinicius Jr. pode ser o quinto brasileiro a levantar o troféu de melhor jogador do mundo (Reprodução/Instagram)

Vinicius Jr. pode ser o quinto brasileiro a levantar o troféu de melhor jogador do mundo (Reprodução/Instagram)

A Premiação da Bola de Ouro 2024 será hoje, em Paris, às 16h. Na disputa, está o brasileiro Vinicius Jr, do Real Madrid, visto como favorito para conquistar o prêmio e ser eleito o melhor jogador do mundo. O atacante de 24 anos pode se tornar apenas o quinto atleta nascido no Brasil a conquistar o troféu. 

O primeiro brasileiro a conseguir a honraria foi em 1997, com Ronaldo Nazário, o Fenômeno, que na época jogava no Barcelona, da Espanha. Cinco anos depois, o camisa 9 do pentacampeonato da Seleção Brasileira voltou a conquistar o título. Até os dias de hoje, Fenômeno segue sendo o único jogador do Brasil a ter duas Bolas de Ouro. 

Após Ronaldo, Rivaldo conquistou o troféu em 1999, após grande temporada com a camisa do Barcelona. O brasileiro seguinte foi Ronaldinho, na edição de 2005, também representando a equipe catalã.

No entanto, o último a colocar o Brasil no topo foi Ricardo Leite, o Kaká. Em 2007, após se sagrar campeão da Liga dos Campeões, o meia deixou Lionel Messi e Cristiano Ronaldo para trás, levantando o tão sonhado troféu. 

Desta vez, a honraria pode ser conquistada por Vini Jr, que foi campeão da La Liga, Liga dos Campeões e Supercopa da Europa na temporada. Ao todo, o camisa 7 somou 39 jogos, com 24 gols e nove assistências. 

Mais um episódio de racismo na Espanha em que Vini Jr está envolvido. Desta vez, o clássico entre Barcelona e Real Madrid, realizado sábado, dia 26, pela 11ª rodada da La Liga, trouxe à tona não apenas a sonora goleada de 4 a 0 aplicada pelos catalães, mas também comportamentos inaceitáveis vindos das arquibancadas do Santiago Bernabéu. 

Durante a partida, torcedores do Real Madrid protagonizaram cenas lamentáveis, incluindo um grito de um fã que sugeriu que os catalães "vendessem lenço no semáforo", enquanto ao fundo, a voz de uma criança ecoava a ofensa racista "mono", dirigida a dos jogadores rivais. 

Ontem, Vinicius Junior, a principal figura na luta contra o racismo no esporte, utilizou suas redes sociais para se manifestar sobre as cenas chocantes que circularam pela internet. Sua voz, sempre firme e consciente, continua a ser a esperança na batalha contra o racismo no futebol mundial. 

"É lamentável o que aconteceu no Bernabéu com insultos racistas. Não há espaço para esses criminosos em nossa sociedade. Todo o meu apoio ao Lamine, Ansu e Raphinha. Eu sei que Madrid e a polícia vão fazer coisas para identificar e punir os culpados!!", escreveu Vini Jr em seu perfil oficial no X (antigo Twitter).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por