O evento, organizado pela Secretaria de Esportes, busca levar as corridas de rua para diferentes pontos de Campinas (Rogério Capela)
A 9ª edição do Circuito de Corridas dos Distritos já teve duas etapas neste 2025 e largou em ritmo forte. A primeira, que aconteceu em 22 de fevereiro e marcou a volta da corrida noturna no Centro após seis anos, teve pouco mais de mil inscritos, o que representou um recorde na história do evento. Neste último final de semana, o trajeto aconteceu na região do Campo Grande, com largada às 7h30 na Praça João Amazonas, também o local de chegada. Entre junho e novembro mais quatro etapas estão programadas (ver quadro na página) em diferentes regiões da cidade.
Cada corrida tem um percurso de 6 km. Todos os participantes recebem medalhas e os três primeiros colocados por faixa etária são premiados. Neste ano, os organizadores incluíram uma premiação extra de R$ 5 mil para todos os atletas que participarem das seis etapas. Após a disputa da última, programada para Joaquim Egídio, no dia 23 de novembro, serão distribuídos, por meio de sorteio, dez cupons, no valor de R$ 500,00 cada.
O percurso de 6 km no Centro, que teve início e fim no Largo da Catedral, atraiu corredores de diversas faixas etárias e níveis de experiência em fevereiro. A prova noturna, com início às 19h30, uma reivindicação dos próprios atletas, trouxe uma atmosfera diferente mudando o ritmo da cidade por algumas horas.
A temperatura de 26˚C contribuiu para o bom desempenho dos corredores que lutaram por pódio. Atletas de Campinas e da região metropolitana se uniram para completar o percurso.
Fernando Vanin, secretário municipal de Esportes e Lazer, destacou a importância do Circuito para a cidade. "O Circuito de Corridas dos Distritos é uma iniciativa que fortalece a prática esportiva e promove a integração entre os cidadãos. A volta da etapa noturna trouxe um brilho especial para o centro da cidade", afirmou.
Ainda segundo Vanin, "a significativa participação de atletas de outras regiões do estado potencializa cada vez mais o evento que é sempre muito democrático".
Os atletas vitoriosos da etapa no Centro compartilharam suas impressões sobre a prova e a importância do circuito para o desenvolvimento da modalidade em Campinas. Libânio Marcos Araujo, pódio masculino, disse que o percurso foi desafiador. "Me preparei muito bem para enfrentar os desafios dessa etapa, o percurso e o tempo que me imponho. Pretendo continuar em treinamento forte para garantir boas pontuações nas próximas etapas", disse.
Entre as mulheres, Karla Ortolan Coelho ficou surpresa com o próprio resultado de campeã da prova. "Não esperava vencer, foi uma alegria imensa correr esse percurso, apesar de já o conhecer, é sempre uma superação pelas subidas e por ser 6 km, 1 km a mais que a maioria das provas. Me diverti muito, até porque o km final é uma grande descida e dá para soltar as pernas", explicou.
Confira as datas e locais das seis etapas do Circuito de Corridas dos Distritos 2025:
1ª Etapa: Centro - Catedral Metropolitana de Campinas - 22 de fevereiro, 19h30
2ª Etapa: Campo Grande - Praça João Amazonas - 13 de abril, 7h30
3ª Etapa: Ouro Verde - Praça de Esportes Emil Rached - 15 de junho, 7h30
4ª Etapa: Padre Anchieta - Praça da Integração - 3 de agosto, 7h30
5ª Etapa: Barão Geraldo - Praça do Coco - 7 de setembro, 7h30
6ª Etapa: Joaquim Egídio - Praça Arthur Geraldo Vicentin - 23 de novembro, 7h30
*As inscrições podem ser feitas pelo site https://inscrevafacil.com/
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram