O faixa preta João Hélio competirá na categoria juvenil (Divulgação)
Depois de 27 anos, Campinas volta a ser palco da disputa de um Campeonato Paulista de Taekwondo. No próximo final de semana, entre sábado e domingo, o ginásio do Clube Campineiro de Regatas e Natação recebe a segunda etapa do Estadual de 2025. Segundo Vitor Santos Cardoso, treinador da Associação Keumgang Sports/Ponte Preta, que representará Campinas com pelo menos sete atletas, a cidade sediou pela última vez uma etapa do Paulista da Fetesp (Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo) em 1998.
“Em todo esse período, aconteceram aqui torneios não oficiais e da liga paralela, mas não ligados à federação”, explica Cardoso. O jejum foi quebrado em outubro do ano passado, quando Campinas sediou a etapa final da Copa Paulista, também no Regatas. Cinco meses depois, a cidade volta a ser o centro das atenções do taekwondo estadual.
“É importante Campinas retornar ao circuito estadual e nacional. A ideia é que a cidade volte a ser um polo importante da modalidade para que possamos atrair empresas interessadas em apoiar nossos projetos e assim tenhamos mais condições em formar atletas”, afirma Cardoso, lembrando que a metrópole chegou a ter, nos anos de 1990, uma forte representatividade do taekwondo, com Natalia Falavigna e Diogo Silva na condição de atletas olímpicos.
A competição no próximo final de semana integra as categorias mirim, infantil, cadete, juvenil, adulto e máster nas faixas preta e colorida, tanto no kyorugui (luta) quanto no poomsae (formas). Até a semana passada, estavam definidos para representar Campinas os seguintes atletas: Marcos Sérgio- faixa azul adulto -80kg; Julia Benelli- faixa preta juvenil -55kg; Joao Hélio -faixa preta juvenil -55kg; Cleusa -faixa azul juvenil (definindo peso); Welisson de Jesus - faixa preta sub 21 -87kg; Brenda -faixa vermelha adulto (definindo peso) e Larissa Pirola Cardoso -faixa preta adulto -+73kg.
O principal nome da Associação Keumgang Sports/Ponte Preta na atualidade é o de Larissa Pirola Cardoso, titular da seleção brasileira até o início deste ano. “Ela é favorita a ganhar medalha, mas todos têm condições de fazer um bom papel”, afirma o treinador.
O Regatas sedia a segunda de cinco etapas do Paulista. A primeira foi no último dia 16, em Cajati, onde Campinas não teve representantes. A agenda prevê ainda disputas em São Carlos (12 e 13 de abril), São Sebastião (26 e 27 de abril) e São Paulo (3 e 4 de maio). Em seguida, acontece o Grand Slam em 24 e 25 de maio que reúne os campeões de cada etapa para a definição dos representantes paulistas no campeonato brasileiro, marcado para Aracaju-SE entre 10 e 14 de setembro.
A maratona de lutas no Regatas começa às 8h e deve terminar por volta das 17h nos dois dias. Até a semana passada, a previsão no número de participantes girava em torno de 800 a 900 atletas. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer está entre as organizadoras, assim como também participou da estruturação da Copa Paulista em outubro de 2024.
Além do Paulista, a Associação Keumgang Sports/Ponte Preta tem na agenda a disputa do Rio Open entre 27 e 31 de maio, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram