KUNG FU WUSHU

CBKW seleciona quatro atletas de Campinas para representar o Brasil em competições internacionais

Rodrigo de Lima Dantas, de 22 anos, e Maria Eduarda Nadario Freitas, de 17, representam a nova geração do Grupo Wushu Campinas

Esportes Já
12/05/2025 às 15:57.
Atualizado em 12/05/2025 às 15:57

Aos 17 anos, Duda chega na categoria principal como promessa depois de excelente desempenho na base (Divulgação)

Quatro atletas do grupo Wushu Campinas foram selecionados para representar o Brasil em competições internacionais em 2025. A seletiva aconteceu no mês de abril, na Unicamp, pela Confederação Brasileira de Kung fu/Wushu (CBKW). Neste ano, o 10º Campeonato Mundial de Kung Fu está marcado para acontecer entre 14 e 22 de outubro, em Emeishan, na China. Já o 5º Campeonato Pan-Americano de Kung Fu e Taijiquan acontecerá de 12 a 17 de novembro, em Riviera Maya, no México. As competições na categoria wushu envolvem movimentos de combate e de rotinas.

Dos atletas de Campinas, três deles foram qualificados no wushu tradicional: Rodrigo de Lima Dantas, de 22 anos, Regina Helena Alencar Ribeiro, 26, e Maria Eduarda Nadario Freitas, a Duda, de 17. Já Caio Zanini, 36, foi qualificado dentro dos estilos internos – Tai Chi. O técnico do Grupo Wushu Campinas, Rafael Caiuby da Silva de Jesus, de 37 anos, exaltou os selecionados.

“Para mim, o Rodrigo foi uma grata surpresa”, diz. “Como veio de outra escola, ele já me chamou a atenção quando surgiu na peneira do grupo. Ele está nos seus primeiros anos de competição e já chegando direto no adulto, isso é um desafio grande. Foi a primeira vez dele na seleção e já se qualificou para o Mundial. Ele é quietinho, mas ouve muito, absorve, treina e demonstra resultado. É muito interessante ver como ele consegue crescer e absorver as correções sem muitas repetições”, descreve. "É um talento interessante que surge sem o caminho natural de base, mas vai realmente muito longe.”

Mais jovem entre os selecionados, Duda é exaltada principalmente pela determinação. “Ela ganhou tudo que podia nas categorias de base e vem como uma boa promessa agora na categoria principal. Tem um histórico de determinação grande, vem de Indaiatuba até Campinas para treinar com a gente. E quando o pai não pode trazer, ela vem de ônibus. Nunca desanima”, explica Caiuby, ressaltando a disciplina e coragem da menina de 17 anos. “Ela sempre me procura para pedir melhorias em treino e se dispõe com frequência a aumentar o nível de dificuldades em suas formas. Não tem medo de desafios.”

Diferentemente de Rodrigo e Maria Eduarda, Regina já tem uma grande bagagem. Líder do ranking nacional de kung fu wushu, ela é tricampeã panamericana, bicampeã sul-americana, além de ter um quarto lugar no Mundial e conquistado 13 vezes o título brasileiro. Para esse ano, Regina está sendo preparada para um desafio específico. “Este Mundial está com um gostinho especial, pois ela perdeu a medalha de ouro na última vez por detalhe e estamos atrás do que falta para que ela traga o ouro”, destacou Caiuby, que considera Regina um exemplo de atleta.

“Ela é extremamente focada e muito determinada, mesmo já fazendo isso desde criança. O fogo ainda arde forte nela quando se fala de competições e isso é raro para uma atleta com tantos títulos como ela. O normal é o atleta baixar a guarda um pouco.” 

O projeto Wushu Campinas recebe o apoio do Fundo de Investimento Esportivo de Campinas (Fiec), da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, para competições. O grupo conta atualmente com 50 atletas de base e formação e 25 de rendimento, com aulas e treinos realizados no Centro de Treinamento de Lutas, na Lagoa do Taquaral, e no espaço Esporte e Movimento, que fica na parte de cima do imóvel onde funciona o Bom Prato, na Avenida Moraes Salles, próximo ao Terminal Central. As ações também são voltadas para projetos sociais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por