KUNG FU WUSHU

CBKW seleciona quatro atletas de Campinas para representar o Brasil em competições internacionais

Rodrigo de Lima Dantas, de 22 anos, e Maria Eduarda Nadario Freitas, de 17, representam a nova geração do Grupo Wushu Campinas

Esportes Já
12/05/2025 às 15:57.
Atualizado em 12/05/2025 às 15:57
Aos 17 anos, Duda chega na categoria principal como promessa depois de excelente desempenho na base (Divulgação)

Aos 17 anos, Duda chega na categoria principal como promessa depois de excelente desempenho na base (Divulgação)

Quatro atletas do grupo Wushu Campinas foram selecionados para representar o Brasil em competições internacionais em 2025. A seletiva aconteceu no mês de abril, na Unicamp, pela Confederação Brasileira de Kung fu/Wushu (CBKW). Neste ano, o 10º Campeonato Mundial de Kung Fu está marcado para acontecer entre 14 e 22 de outubro, em Emeishan, na China. Já o 5º Campeonato Pan-Americano de Kung Fu e Taijiquan acontecerá de 12 a 17 de novembro, em Riviera Maya, no México. As competições na categoria wushu envolvem movimentos de combate e de rotinas.

Dos atletas de Campinas, três deles foram qualificados no wushu tradicional: Rodrigo de Lima Dantas, de 22 anos, Regina Helena Alencar Ribeiro, 26, e Maria Eduarda Nadario Freitas, a Duda, de 17. Já Caio Zanini, 36, foi qualificado dentro dos estilos internos – Tai Chi. O técnico do Grupo Wushu Campinas, Rafael Caiuby da Silva de Jesus, de 37 anos, exaltou os selecionados.

“Para mim, o Rodrigo foi uma grata surpresa”, diz. “Como veio de outra escola, ele já me chamou a atenção quando surgiu na peneira do grupo. Ele está nos seus primeiros anos de competição e já chegando direto no adulto, isso é um desafio grande. Foi a primeira vez dele na seleção e já se qualificou para o Mundial. Ele é quietinho, mas ouve muito, absorve, treina e demonstra resultado. É muito interessante ver como ele consegue crescer e absorver as correções sem muitas repetições”, descreve. "É um talento interessante que surge sem o caminho natural de base, mas vai realmente muito longe.”

Mais jovem entre os selecionados, Duda é exaltada principalmente pela determinação. “Ela ganhou tudo que podia nas categorias de base e vem como uma boa promessa agora na categoria principal. Tem um histórico de determinação grande, vem de Indaiatuba até Campinas para treinar com a gente. E quando o pai não pode trazer, ela vem de ônibus. Nunca desanima”, explica Caiuby, ressaltando a disciplina e coragem da menina de 17 anos. “Ela sempre me procura para pedir melhorias em treino e se dispõe com frequência a aumentar o nível de dificuldades em suas formas. Não tem medo de desafios.”

Diferentemente de Rodrigo e Maria Eduarda, Regina já tem uma grande bagagem. Líder do ranking nacional de kung fu wushu, ela é tricampeã panamericana, bicampeã sul-americana, além de ter um quarto lugar no Mundial e conquistado 13 vezes o título brasileiro. Para esse ano, Regina está sendo preparada para um desafio específico. “Este Mundial está com um gostinho especial, pois ela perdeu a medalha de ouro na última vez por detalhe e estamos atrás do que falta para que ela traga o ouro”, destacou Caiuby, que considera Regina um exemplo de atleta.

“Ela é extremamente focada e muito determinada, mesmo já fazendo isso desde criança. O fogo ainda arde forte nela quando se fala de competições e isso é raro para uma atleta com tantos títulos como ela. O normal é o atleta baixar a guarda um pouco.” 

O projeto Wushu Campinas recebe o apoio do Fundo de Investimento Esportivo de Campinas (Fiec), da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, para competições. O grupo conta atualmente com 50 atletas de base e formação e 25 de rendimento, com aulas e treinos realizados no Centro de Treinamento de Lutas, na Lagoa do Taquaral, e no espaço Esporte e Movimento, que fica na parte de cima do imóvel onde funciona o Bom Prato, na Avenida Moraes Salles, próximo ao Terminal Central. As ações também são voltadas para projetos sociais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por