Rafael Miranda zerou a pista em 40s48, superando os concorrentes (Luis Ruas)
O cavaleiro de Campinas, Rafael Miranda, com a égua BH Intuição Método, de 12 anos, sagrou-se campeão do Clássico Troféu Rodolpho Raul Lara Campos (in memoriam) neste mês de junho. O evento encerrou a 53ª Copa São Paulo, o mais antigo e tradicional concurso da Sociedade Hípica Paulista e um dos mais festejados do Brasil: um campeonato que atrai os melhores conjuntos do País.
O conjunto da Sociedade Hípica de Campinas (SHC) zerou a pista em 40s48, superando os concorrentes. Dos 37 conjuntos, somente quatro habilitaram-se ao desempate.
Rafael Miranda, ou Tata, como é conhecido no meio hípico, começou na modalidade aos 9 anos. Vindo de Brasília em 2009, instalou-se em Campinas após receber uma proposta para trabalhar com Thiago Camargo, um renomado cavaleiro, também associado da SHC.
“Desde 2014 minha rotina como atleta é intensa e bem estruturada. Faço musculação duas vezes por semana e realizo fisioterapia preventiva uma vez por semana para manter o condicionado físico e auxiliar na recuperação muscular”, explica.
A rotina de um cavaleiro compreende também a preparação do outro atleta que integra o conjunto hípico: o cavalo. O dia começa cedo, 7h30, pois para cada animal é desenvolvido um planejamento específico, realizado em conjunto com sua equipe. “Focamos nas necessidades individuais, como força, resistência, musculatura, equilíbrio e movimentação de cada cavalo”, salienta Rafael.
A égua do título é um dos destaques da carreira de Tata. A Intuição Método é propriedade do Haras Itaguaçu e do proprietário, também sócio da Hípica, Bruno Viana e Thais Itapema. Está na equipe há cerca de três anos e, aos 12 anos de idade, tem mostrado um progresso impressionante. “Juntos, alcançamos grandes conquistas, incluindo a vitória no CSN Aniversário da SHC em 2023 e na CSN Copa São Paulo em 2024, além de outras importantes classificações ao longo desse período”, contabiliza o cavaleiro.
CLUBE TAMBÉM PREPARA JOVENS AMAZONAS E CAVALEIROS
A Hípica também contou com representantes no pódio do Campeonato Paulista de Salto nas categorias Jovem Cavaleiro e Amador, por equipes e no individual, realizado no Clube Hípico de Santo Amaro, entre 30/5 e 2/6.
Na primeira semana do Paulistão foram computadas 488 inscrições de 311 competidores e 425 animais, que mostraram bom nível técnico e dedicação à modalidade.
JOVEM CAVALEIRO – 1,20/1,25M
A série Jovem Cavaleiro contou com 33 participantes e precisou de um desempate para a definição do ouro, prata e bronze entre cinco concorrentes sem faltas nas três provas do campeonato.
A medalha de bronze foi conquistada pela Hípica, com os seguintes conjuntos: Niklas Alexander Schmidt / Santorini GMP, Maria Eduarda Vieira Cuano / Angel Girl, Sofia Lanzoni Drago Mendes / Topthorn Chin Chin.
JOVEM CAVALEIRO A – 1,10/1,15M
Com 40 inscritos, a série Jovem Cavaleiro A foi definida com um desempate ao cronômetro entre quatro conjuntos sem faltas no campeonato.
A medalha de bronze foi conquista pelos conjuntos: Betina Alvez Hachmann / SL Ibanez, Sophia Gomes Marsaioli / D’Avignon JMen e Rafaella Maçal Porto / Plus Fine For.
AMADOR B – 1,00M/1,05 M
A série foi disputada por 11 conjuntos que chegaram sem penalizações ao final das três provas, entre os 50 que largaram.
A Hípica conquistou o vice-campeonato por equipes no Paulistão, com Maria Guilhermina Facury Lian / Solar do Engenho Fiona, Felipe Oliveira Brum / Silverado de Amoranda, Giulia Vieira dos Santos / EC Ultra Leve, Sarah Pereira dos Santos / Maximus.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram