NOVA FASE

Campinas Vôlei se prepara para encontrar a torcida

Já em disputa do Campeonato Paulista, equipe pega o São Caetano como visitante nesta terça

Esportes Já
14/08/2023 às 09:20.
Atualizado em 14/08/2023 às 09:20
A equipe perfilada antes do início da partida contra o Sesi-Bauru no último dia 7 (Divulgação)

A equipe perfilada antes do início da partida contra o Sesi-Bauru no último dia 7 (Divulgação)

A fase de apresentação ficou para trás. Agora é para valer. O Campinas Vôlei, novo time feminino da cidade, já entrou em ação. O primeiro jogo no Campeonato Paulista foi na última segunda-feira (7) e a equipe entra agora na semana de estreia em casa. Antes de enfrentar o Renasce Sorocaba, sexta-feira (18), às 20h, no Ginásio do Concórdia, no entanto, as meninas têm um compromisso nesta terça-feira (15), pela segunda rodada do Estadual. Também às 20h, o adversário será o São Caetano, no ABC.

No primeiro jogo de sua história, no último dia 7, o Campinas Vôlei perdeu por 3 sets a 1 para o Sesi-Bauru, atual campeão paulista. A equipe campineira ganhou a primeira parcial, mas permitiu a virada. Nada que preocupe o técnico Fabiano Kwiek, para quem o time teve um bom comportamento em sua estreia na temporada.

“Jogamos contra o atual campeão paulista e que é candidato ao bi. Mesmo assim, fizemos uma partida equilibrada, sem sentir a pressão”, avaliou o comandante, que também não espera vida fácil diante do São Caetano. “Sempre é difícil jogar lá”, justificou. O time do ABC, no entanto, é uma incógnita para Campinas, embora, na teoria, seja inferior tecnicamente ao adversário de estreia. “Não sabemos o que iremos encontrar pela frente. Será a primeira partida do São Caetano no campeonato, mas a tendência é evoluirmos jogo a jogo.”

Jaqueline e Mari Paraíba, as duas estrelas do Campinas Vôlei, ainda estão em fase de recuperação física. Mari, no entanto, pode entrar em quadra nesta terça, mas com cautela. “Ela pode fazer um fundo de quadra, ou sacar. Ainda está muito cedo para aproveitá-la de forma mais intensa”, comentou Kwiek.

A levantadora Fabíola vibra durante a estreia do Campinas Vôlei no Campeonato Paulista na última semana (Divulgação)

A levantadora Fabíola vibra durante a estreia do Campinas Vôlei no Campeonato Paulista na última semana (Divulgação)

Jaqueline, por sua vez, deve levar mais tempo fora das quadras. Há dois anos sem jogar, ela passa por treinos específicos antes de ser aproveitada nas partidas oficiais. A intenção, reconhece Kwiek, era poder contar com ela no primeiro jogo diante da torcida, porém o treinador considera arriscado. “Tem que ser no tempo dela. Vamos precisar da Jaqueline inteira e, se acelerarmos o processo, corremos o risco de ficar sem a nossa principal jogadora nos momentos mais decisivos.”

Kwiek admite ansiedade para o duelo no Concórdia, onde jogava o Vôlei Amil, última equipe feminina em Campinas, extinta em 2014. “Comissão técnica, jogadoras, diretoria, todos estão com grande expectativa desse encontro com os torcedores”, comentou. O ingresso para o confronto em Campinas será 1kg de alimento não perecível.

Os treinos seguem intensos no Ginásio do Concórdia. Kwiek trabalha para implantar a sua filosofia de jogo e comenta que a evolução será aos poucos. O primeiro estágio é o Campeonato Paulista, que reúne sete equipes na disputa pelo título. Além do atual campeão Bauru e do caçula Campinas, a competição conta com as participações de São Caetano, Barueri, Pinheiros, Osasco e Sorocaba. Na primeira fase da competição, todos integrantes jogam em turno único e os quatro melhores se classificam para as semifinais. Nos playoffs, os vencedores serão definidos em dois jogos - com a disputa do Golden Set caso seja necessário.

Depois do Paulista, o time terá pela frente a Superliga C, competição de acesso para a Superliga Feminina. Na apresentação do time, há pouco mais de um mês, o projeto anunciado é de alcançar o título mundial em quatro anos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por