DESTAQUE

Campinas recebe Copa Paulista de Taekwondo e celebra conquista de 6 ouros e 4 pratas

Cinco atletas garantiram classificação para a Copa do Brasil, que será no Rio de Janeiro, entre 6 e 10 de novembro’

Esportes Já
28/10/2024 às 15:41.
Atualizado em 28/10/2024 às 15:41

Representantes da Federação, Prefeitura e da Associação Keumgang Sports/Ponte Preta: organizadores (Divulgação)

Campinas foi o centro das atenções do taekwondo estadual neste mês de outubro. No final de semana dos dias 19 e 20, o Clube Campineiro de Regatas e Natação sediou a etapa final da Copa Paulista da modalidade, que reuniu cerca de 400 atletas de todas as categorias. Os campeões conquistaram vaga para a Copa do Brasil, marcada para acontecer no Rio de Janeiro, entre 6 e 10 de novembro. 

Campinas participou com 11 competidores e alcançou seis medalhas de ouro, quatro de prata e um quarto lugar. Dos campeões, cinco se classificaram para a disputa da etapa nacional na capital fluminense - o sexto ouro foi na categoria mirim, que não tem disputa nacional. 

Vitor Santos Cardoso, treinador da Associação Keumgang Sports/Ponte Preta, que representou Campinas e foi uma das organizadoras do evento, celebrou. Ele diz que a cidade não sediava uma competição da Fetesp (Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo) desde 1998, ano em que a metrópole chegou a ser palco de etapa do Campeonato Paulista. "Em todo esse período, aconteceram aqui torneios não oficiais e da liga paralela, mas não ligados à federação", explica ele, que já faz projeções para o próximo ano. "Estamos avaliando em organizar uma etapa do Campeonato Paulista em 2025. Se der certo, teremos que selecionar um ginásio maior, pois é uma disputa que reúne de 950 a 1.000 atletas", projeta o treinador, que completa: "nossa intenção é recolocar Campinas no circuito do taekwondo." 

Dentre os atletas que conquistaram medalhas, quatro são provenientes de projetos sociais ligados à academia. Ouro na categoria adulta, acima de 73kg, na faixa vermelha, Maria Gabriela Leocádio, a Gabi, de 26 anos, começou como aluna no trabalho desenvolvido no Parque Anhumas (região do Cafezinho) e chegou à condição de professora no espaço. Depois de participar de competições e ganhar suas primeiras medalhas, ela comemora a conquista de mais uma. 

Outro trabalho social da academia é desenvolvido no Jardim São José. Cardoso lembra de um caso que aconteceu no início das atividades, há dois anos, no barracão cedido pela Secretaria de Esportes e Lazer. "Uma vez, percebemos que um aluno estava faltando há vários dias. Fui procurar saber o motivo e me falaram que o garoto não tinha roupas e nem calçados para poder ir treinar. Era uma criança que passava fome também", retrata. Hoje, apesar de ainda demandar grandes desafios, a unidade já tem medalhistas, como Henry Gabriel, que na Copa Paulista subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria mirim. 

Já os medalhistas de prata João Hélio e Cleusa do Carmo vieram dos projetos do Vida Nova e da Boca do Sapo, no Jardim Flamboyant. João competiu na categoria juvenil até 55kg, na faixa preta, e Cleusa se destacou na cadete até 59kg, na faixa azul. Cardoso ressalta a importância da parceria da associação com grupos e as ONGs Filhos e Mundo Melhor para levar o esporte às crianças e adolescentes mais carentes. "O trabalho desenvolvido por esses parceiros faz toda a diferença e os resultados aparecem." 

Além de Gabi, os demais atletas de Campinas classificados para a Copa do Brasil são Murilo Milhomens, cadete - faixa verde - até 61kg; Enzo Milhomens, adulto - faixa azul - até 80kg; Alcides Leão, máster - faixa verde - até 80kg e Julia Benelli, juvenil - faixa preta - até 55kg.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por