DISPUTA

Campinas leva 400 atletas para os jogos regionais

Evento classificatório para os Jogos Abertos com a começa nesta segunda-feira e se estende até o dia 12

Esportes Já
03/07/2023 às 10:07.
Atualizado em 03/07/2023 às 10:07

O prefeito Dário Saadi na recepção aos atletas de Campinas na volta dos Jogos Regionais do ano passado: terceira colocação (Fernanda Sunega/PMC)

Começa nesta segunda-feira (3), em Mococa, a 65ª edição dos Jogos Regionais da quarta região do estado. Campinas participa do evento com uma delegação composta por 400 atletas entre as categorias masculina e feminina. As disputas, que vão até o dia 12 e movimentam 44 cidades, são classificatórias para os Jogos Abertos do Interior, programados para acontecer entre 2 e 14 de outubro, em São José do Rio Preto.

Segundo o chefe da delegação campineira, Edson José Marinelli Queiróz, o Neno, a expectativa é de que Campinas conquiste bons resultados no atletismo, badminton, basquete, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, taekwondo, tênis e vôlei, de praia e indoor. O atletismo é representado pela Orcampi, o badminton pelo Clube Fonte São Paulo e o vôlei indoor pelo sub-21 do Vôlei Renata, no masculino, e pela Sociedade Hípica de Campinas, no feminino.

“Na classificação geral, o objetivo é terminar pelo menos entre os três primeiros colocados”, diz Neno. Campinas ainda terá representantes na bocha, ciclismo, damas, futebol de campo, handebol, judô, malha, natação e tênis de mesa. Os dois primeiros colocados de cada modalidade garantem classificação para os Jogos Abertos. Nas competições individuais, a qualificação depende do índice alcançado.

A delegação de Campinas se deslocou para Mococa entre sábado e domingo e a partir desta segunda algumas modalidades já iniciam as competições. Os atletas da cidade ficarão alojados na Escola Estadual Oscar Villares, na região central.

Mococa recebeu investimento do poder público em melhorias nas praças esportivas para receber o evento. O ginásio Mario Dario, o popular Russão, o Poliesportivo Luiz Amato, o São Clarão e a Associação Esportiva Mocoquense são alguns locais onde acontecerão as competições.

A organização do evento espera a presença de 8 mil atletas em Mococa. A quarta região de São Paulo inclui cidades como Americana, Araras, Bragança Paulista, Indaiatuba, Leme, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Paulínia, Rio Claro, Santa Bárbara D'Oeste, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, Valinhos, entre outras.

Este ano será a primeira vez depois da pandemia que os Jogos Regionais voltam a ser disputados da forma tradicional, com sede fixa. Após a suspensão das disputas em 2020 e 2021, o evento retornou no ano passado direcionado por um regulamento que incluiu competições em várias cidades em um período de três meses. Em 2022, Campinas terminou na terceira colocação, atrás da campeã Indaiatuba e de Rio Claro, segunda colocada.

“No ano passado, tivemos muitas dificuldades em função da mudança de regulamento”, lembra Neno. Na ocasião, Campinas disputou os Jogos com uma delegação de 250 atletas. “Os constantes deslocamentos provocaram desgaste e prejudicaram a nossa logística, com gastos excessivos com transporte e alimentação”, lembra. Funcionário da Secretaria de Esportes e Lazer de Campinas há 22 anos, Neno começou sua trajetória no esporte em 1983 como auxiliar técnico do time feminino de vôlei do Guarani, que revelou várias atletas para o Brasil. Nesses Jogos Regionais de Mococa, ele está na administração da delegação junto com os professores Anderson Marques de Moraes e Henrique Hoff.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por