Ação abre espaço para o aprofundamento dos jovens em diversas modalidades esportivas (Divulgação)
Estudantes da rede pública municipal de Campinas que gostam de atividade física terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. A cidade lançou na última semana a “Escola de Esportes”, um programa de formação esportiva para alunos do ensino fundamental e da modalidade EJA (Educação de jovens e adultos). Segundo a Prefeitura, o programa objetiva oferecer aos alunos experiências e desenvolvimento por meio da prática de modalidades esportivas diversas. Os termos estão inseridos no projeto pedagógico das escolas municipais e a adesão é voluntária. O plano, que busca parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), surgiu após um estudo conjunto das secretarias de Esportes e Lazer e de Educação.
COMO FUNCIONA?
Ao optar por participar do programa, as escolas escolherão as modalidades e horários, de acordo com a disponibilidade do espaço físico da unidade de ensino. As aulas serão realizadas nos espaços esportivos da própria escola ou em equipamentos da secretaria de Esportes e Lazer próximos, com fornecimento de transporte caso seja necessário. A escolha das modalidades esportivas ficará a cargo do diretor e das coordenadorias de cada unidade. Os materiais utilizados nas aulas serão de responsabilidade da OSC que executará o trabalho junto aos alunos, após a seleção feita por meio de edital de Chamamento Público. Para o secretário de Esportes e Lazer Fernando Vanin, o “Escola de Esportes” é um avanço com grande possibilidade de fortalecimento a cada ano. “A intersetorialidade entre as secretarias abre uma perspectiva de mudanças bastante promissora. Da maneira que o programa foi elaborado, é possível uma capacitação esportiva mais intensa, proporcionada pelas OSCs de excelência que temos na cidade”, afirmou.
Campinas conta hoje com aproximadamente 45 escolas municipais de ensino fundamental e de jovens e adultos. Numa consulta preliminar, cerca de 50% delas já demonstraram interesse em participar do programa. “O programa é muito importante porque existe uma sinergia fantástica entre a educação e o esporte, fundamental na formação dos jovens”, opina o prefeito Dário Saadi. “Permite a descoberta de valores, do comprometimento, aprendizado de vida e no seguimento esportivo”, prossegue. “Cobrimos quadras de escolas e a meta agora é a troca de telhados, o que vai facilitar o programa, mas principalmente proporcionará o bem-estar do aluno”, ressaltou. O secretário de Educação Tadeu Jorge projetou que o futuro da educação passa pela Escola de Educação Integral e a implementação do “Escola de Esportes” é o início da transformação. “O programa contempla as duas partes em benefício do aluno, amplia o conhecimento por meio da educação e do esporte. Na Escola de Educação Integral é necessário haver cultura, artes e o esporte também é indispensável. É produção de consciência, inclusão e respeito”, reforçou.
IMPORTÂNCIA
Especialistas reforçam a importância da prática esportiva na vida das pessoas, em especial na dos jovens. Afirmam que o envolvimento com atividades físicas promove relação extraescolar, incentiva a cidadania, auxilia no combate à obesidade infantil e proporciona qualidade de vida com melhor saúde física e mental.