SAÚDE

Campinas investe na cultura do pedal

Cidade trabalha na criação de uma estrutura para viabilizar o ciclismo como esporte, lazer e opção de mobilidade urbana

Esportes Já
18/09/2023 às 08:59.
Atualizado em 18/09/2023 às 08:59

Ciclistas se mobilizaram no Parque Ecológico neste domingo com a realização de dois eventos (Divulgação)

O Parque Ecológico “Monsenhor Emílio José Salim”, em Campinas, ficou tomado pelas bikes neste domingo. Afinal, dois eventos de ciclismo no mesmo dia agitaram o local. Aberto ao público, o Passeio Ciclístico da Semana da Mobilidade Urbana teve sua concentração no espaço antes de percorrer ruas e avenidas da cidade no período da manhã. À tarde, aconteceu o 4º Encontro de Ciclistas de Campinas, marcado por competições de MTB (Mountain Bike).

Os eventos foram apropriados para um final de semana de lazer, porém representaram mais do que isso. O domingo no Parque Ecológico serviu para reforçar uma prática que passa a ser cada vez mais estimulada em Campinas.

Em entrevista ao Esportes Já, em julho, o secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, afirmou que o ciclismo era uma das prioridades da pasta. “Tem tradição na cidade e pode ser melhor trabalhado”, justificou. No mês seguinte, um passeio de bike marcou a entrega da rota cicloviária de 3,51km ligando os distritos de Sousas e Joaquim Egídio, um trecho simbólico que fez Campinas ultrapassar a marca de 100km de rotas exclusivas para bicicletas.

Campinas tem mais de 100km de ciclovia (Divulgação)

“Tem muita coisa acontecendo”, diz Irineu Ramos, representante do Clube de Ciclismo de Campinas, entidade criada neste ano com o objetivo principal de promover a cultura ciclística na cidade, seja como prática esportiva, lazer ou meio de transporte.

É uma das metas da entidade investir no rendimento em busca de talentos e patrocinadores, informa sua página na internet. Por outro lado, trabalhar também para que a prática faça parte da rotina do cidadão campineiro como uma opção de lazer e ainda no seu dia a dia, no deslocamento pelas ruas e avenidas. Nesse aspecto, atua ao lado da associação Ciclo Ativo, que existe desde 2020 e apoia as iniciativas da Prefeitura e da Emdec na reconfiguração das vias. Até mesmo na Campos Salles, uma das avenidas mais movimentadas do Centro e que passa por remodelação, a instalação de uma ciclovia é planejada.

“Acho muito importante e válido o incentivo e apoio que a Prefeitura vem dando ao desenvolvimento do ciclismo na cidade”, afirma Luís Carlos Rosa, presidente do Campinas Bike Clube que desde 2004 promove passeios, principalmente noturnos, com saídas da Lagoa do Taquaral. “Aos poucos estamos criando uma cultura do ciclismo, seja como mobilidade urbana, para o lazer ou competição.” 

PASSEIO CICLÍSTICO

Neste domingo, o Passeio Ciclístico no Parque Ecológico promovido pela Emdec, Secretaria de Transportes (Setransp) e Ciclo Ativo serviu para movimentar os ciclistas em um trecho da cidade. Após a largada, o circuito aconteceu por dentro do Parque antes da saída pelo Portão 2 que acessou a avenida Dr. Manoel Afonso Ferreira. Após cruzarem a avenida Dr. Moraes Salles, os ciclistas percorreram as vias Dr. Jesuíno Marcondes Machado e Dr. Hermas Braga. O acesso à Moraes Salles desembocou na rodovia Dr. Heitor Penteado para o retorno ao Parque Ecológico, que aconteceu pelo portão principal. O trajeto teve em torno de 7km.

Agentes da Mobilidade Urbana realizaram interdições temporárias no entorno do Parque Ecológico e acompanharam a evolução do passeio, bloqueando e liberando as vias, conforme os ciclistas avançam.

No distrito do Campo Grande, passeio atraiu centenas de ciclistas em maio deste ano (Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por