Meninas do futebol fizeram bonito e conquistaram a medalha de ouro (Divulgação)
Depois de 15 anos, Campinas volta a ser campeã dos Jogos Regionais. A 65˚ edição da competição foi realizada em Mococa, entre os dias 3 e 12 de julho, e a cidade somou 195,5 pontos na classificação geral, superando Indaiatuba (187 pontos) e Americana (145), segunda e terceira colocadas respectivamente.
Mais de 5 mil atletas inscritos defenderam 34 cidades da 4ª região esportiva do estado de São Paulo. Campinas, que ficou na terceira colocação no ano passado, foi representada em Mococa por aproximadamente 450 pessoas, entre atletas, técnicos e funcionários da secretaria.
O desafio, agora, são os Jogos Abertos do Interior. Com o resultado obtido nos Jogos Regionais, Campinas participará da competição, que acontece entre os dias 2 e 14 de outubro, em São José do Rio Preto, em 11 modalidades: atletismo (masculino e feminino), badminton (masculino e feminino), basquete masculino, futebol feminino, futsal (masculino e feminino), ginástica artística, ginástica rítmica, tênis (masculino e feminino), tênis de mesa (masculino e feminino), vôlei masculino e boxe (classificado diretamente).
Representado pela Hípica, o basquete de Campinas terminou a competição no segundo lugar (Divulgação)
Segundo o secretário de Esportes e Lazer Fernando Vanin, voltar a ocupar o alto do pódio depois de 15 anos - o último título tinha sido em Rio Claro, em 2008 - tem um significado especial. Vanin destaca que o resultado é fruto do direcionamento correto da Prefeitura no trabalho voltado aos projetos de parceria. Várias modalidades são apoiadas pelo Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas (FIEC), com verbas anuais para o desenvolvimento das equipes.
“O título é a consequência de um trabalho sério das equipes de Campinas junto ao poder público municipal. O FIEC cumpre esse papel, sobretudo na formação esportiva e no alto rendimento”, diz o secretário. “Em 12 dias de competições, os desafios foram intensos, por isso, parabenizo a todos os atletas e a delegação de funcionários da Secretaria de Esportes”, finalizou. Nesta segunda-feira (17), a delegação de Campinas será homenageada na Prefeitura em uma solenidade, às 15h, no Salão Vermelho, que contará com a presença do prefeito Dário Saadi.
REGULARIDADE
Para o professor Edson Queiroz (Neno), chefe da delegação em Mococa, a regularidade, demonstrada em praticamente todos os esportes que Campinas competiu, foi fundamental para garantir o título. "O fato de pontuar praticamente em todas as modalidades, fez a diferença no final. Os atletas não abriram mão de representar a cidade com dignidade”, explicou.
Das 23 modalidades disponibilizadas pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, responsável pela organização do evento, Campinas competiu em 19. A cidade só não foi representada no biribol, capoeira, karatê e xadrez.
Delegação de Campinas é premiada; Indaiatuba e Americana ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente (Divulgação)
QUADRO
Classificação nas modalidades
*Erramos: o basquete de Campinas foi representado pela Hípica e não pelo Regatas.