O técnico Vitor Santos Cardoso junto com os quatro atletas da Associação Keumgang Sports/Ponte Preta classificados para o Brasileiro (divulgação)
Campinas terá cinco representantes na seleção paulista que disputará o Campeonato Brasileiro de Taekwondo entre os dias 10 e 14 de setembro, em Aracaju-SE. As vagas foram conquistadas depois de uma maratona na disputa do Estadual, que durou mais de dois meses, entre 15 e 16 de março e o final de semana de 24 e 25 de maio – foram cinco etapas e a seletiva que reuniu os campeões de cada uma delas para a definição da seleção paulista. A competição nacional reunirá os campeões de cada estado, e os melhores disputarão vaga na seleção brasileira.
Os representantes de Campinas em Aracaju serão Larissa Pirola Cardoso (categoria adulta até 73kg), Wellison de Jesus (sub-21, +87kg), Brenda Ferreira (adulta, até 57kg) e Cleusa Gabrielly (cadete, +59kg), todos da Associação Keumgang Sports/Ponte Preta. Daniel Dutra (juvenil, -68kg), da Campinas Fighters, é o outro atleta da cidade que disputará a competição nacional.
O campeão brasileiro de cada categoria conquista vaga direta no Grand Slam, torneio que define os integrantes da seleção. Da Associação Keumgang Sports/Ponte Preta, quem carrega maior expectativa de título ainda é Larissa Pirola Cardoso, a única campeã brasileira da academia na atualidade. Mas o técnico Vitor Santos Cardoso também aposta alto em Wellison de Jesus. “A meta inicial é que todos conquistem medalhas”, afirma Cardoso.
No Estadual, Larissa foi ouro nas etapas de Campinas e São Paulo e também subiu no lugar mais alto no pódio na seletiva. No Brasileiro, ela espera fazer um bom papel depois de não conseguir participar da competição no ano passado por estar envolvida em um torneio internacional. Aliás, não foi apenas a atleta que ficou fora da disputa nacional em 2024. “Faltou apoio financeiro e ainda dois competidores estavam lesionados”, lembra Cardoso. “Mas esse ano será diferente.”
Na Campinas Fighters, Daniel Dutra tem um histórico de conquistas e espera alcançar mais um bom resultado em Aracaju. “O nível é muito alto, todos os campeões de cada estado estarão envolvidos, mas acredito que o Daniel possa trazer medalha”, afirma o técnico Sérgio Pacheco. No Paulista, Dutra foi ouro nas etapas de São Sebastião e São Paulo, e na seletiva ficou com a prata. Além dele, a Campinas Fighters teve outros três classificados para a disputa que definiu a seleção paulista. Julia Benelli (55kg) e Gabriel Beraldo (64kg) ficaram com o bronze e não conquistaram vaga no Brasileiro. Já Matheus Iha (58kg) não lutou em razão de uma lesão.
Na edição de 2025 do Estadual, Campinas voltou a fazer parte como sede depois de 27 anos. Na cidade foi disputada a segunda etapa no Clube Campineiro de Natação e Regatas. A última vez que Campinas havia sido palco de um estadual foi em 1998, segundo o técnico Cardoso. “Nossa ideia é difundir mais a modalidade na cidade para que possamos aumentar sua visibilidade e atrair apoio para nossos atletas”, destacou o treinador.
Rio Open
Na última semana, Campinas também esteve presente no Rio Open, competição internacional na capital fluminense que conta pontos para o ranking olímpico. Larissa Pirola representou a Associação Keumgang Sports/Ponte Preta, enquanto a Campinas Fighters esteve presente nas disputas com três atletas: Matheus Iha, Gabriel Beraldo e Daniel Dutra.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram