A equipe Campinas 360º nas Areias trabalha firme para crescer e se manter no topo da modalidade no país (Divulgação)
A última terça-feira, 20 de junho, foi o Dia Internacional do Handebol de Areia. E Campinas teve motivos para lembrar a data. Afinal, a associação Campinas 360º nas Areias não para de crescer e consolida a cidade como referência nacional da modalidade. Depois de ganhar a tríplice coroa em 2022 (Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro), a equipe feminina adulta da associação lidera o Estadual deste ano. Além disso, em 2023, novas categorias foram criadas e o projeto social, que já atendia 100 crianças aproximadamente, avançou ainda mais.
“Estou muito feliz com nossos avanços. Não é e nunca será fácil, mas não podemos desistir dos nossos sonhos”, celebra Juliana Saraiva, presidente, coordenadora e técnica da associação. “Praticar uma modalidade que é pouco conhecida não é fácil. Tem que ter muito amor para não desistir e isso não nos falta”, completa.
O Dia do Handebol de Areia foi na terça-feira passada, mas a celebração em Campinas está marcada para sábado que vem, dia 1. No tanque de areia do Parque Taquaral, um evento aberto ao público divulgará a modalidade. As equipes da associação Campinas 360º nas Areias estarão competindo junto com times de outras cidades em um festival que terá ainda mais atrações. “Estaremos distribuindo brindes oferecidos pela marca Renata, um de nossos patrocinadores”, explica Juliana, acrescentando que durante o evento haverá também o lançamento do sócio-torcedor. “É um projeto para trazer aqueles que nos acompanham mais próximos da gente. São amigos e familiares que poderão nos ajudar financeiramente e receber benefícios, como camisetas, viagens junto ao grupo para os jogos, entre outros”, diz.
O festival acontece das 8h às 12h e só não se estenderá por mais tempo no sábado, pois no período da tarde a equipe feminina adulta treina para a etapa do dia seguinte do Campeonato Paulista, que será em Santos. Apesar de ter participado de apenas três etapas no ano, uma a menos que os demais participantes, o 360º nas Areias lidera a competição. Depois de Santos, Campinas recebe os jogos em 27 de agosto e, em seguida, o Estadual será concluído com mais duas etapas: em Santos novamente (24/9) e na Praia Grande (26/11).
Equipe adulta feminina lidera o Campeonato Paulista (Divulgação)
A equipe feminina adulta está em processo de renovação, diz Juliana. Mas, mesmo assim, segue mostrando bom rendimento. Do grupo de 2022, há seis remanescentes e quatro novas jogadoras foram incluídas na equipe, duas juvenis e outras duas recém-saídas da mesma categoria. “As quatro têm um potencial altíssimo, mas ainda falta maturidade. Elas estão ganhando experiência com os jogos”, avalia a técnica.
Além da categoria juvenil, a associação também tem a cadete. Ambas integram o projeto de base da equipe feminina, formado neste ano. No masculino, o destaque por enquanto em 2023 é o time juvenil, vice-campeão da primeira etapa do Campeonato Brasileiro.
Aliás, o time masculino juvenil já conta com um jogador formado dentro do projeto social. Hoje, diz Juliana, a associação atende perto de 280 alunos entre 5 e 18 anos, um aumento de quase 200% em relação ao ano passado. As aulas acontecem em quatro praças de esportes de Campinas (Jardim Eulina, Costa e Silva, Sousas e Taquaral). “Estamos verificando muitos praticantes com potencial nas aulas do projeto social e já estamos em busca de apoio para trazer alguns para treinar com a gente no Taquaral”, aponta.
Uma das ações celebradas pela associação é o envolvimento das famílias dos alunos e dos atletas da base. “Os pais dessas turmas estão treinando e começando a formar um time. Eles devem estar também no evento do dia 1. Para nós é gratificante ver cada vez mais as pessoas praticarem, não só o handebol de areia, mas uma atividade física”, diz Juliana.
Time juvenil masculino foi vice-campeão da primeira etapa do Brasileiro (Divulgação)