ROMPENDO BARREIRAS

Campinas abraça projeto Paralímpico

Evento em Campinas capacitou 318 participantes, recorde de inscritos desde a criação do programa em 2021

Esportes Já
01/04/2024 às 09:30.
Atualizado em 01/04/2024 às 09:30
A natação foi uma das modalidades destacadas durante o programa (Departamento de Comunicação PUC-Campinas)

A natação foi uma das modalidades destacadas durante o programa (Departamento de Comunicação PUC-Campinas)

Centro importante no desenvolvimento esportivo entre as pessoas com deficiência (PcDs), Campinas reforçou essa condição no mês de março. Na quinta etapa de 2024 do Programa de Desenvolvimento Paralímpico do governo do Estado, realizada entre os dias 19 e 22 nas dependências da PUC-Campinas, a cidade confirmou seu comprometimento na busca por avanços no universo paradesportivo. De acordo com dados do governo, o evento bateu recorde de inscritos desde a implantação do programa, em 2021. Foram 318 participantes.

A iniciativa tem como objetivo capacitar profissionais de educação física, alunos e educadores esportivos a ensinarem e desenvolverem esportes paraolímpicos. Em quatro anos, o programa já passou por 54 cidades em 75 etapas e capacitou mais de 7,5 mil participantes. Campinas recebeu o evento duas vezes. Antes de passar pela PUC, a atividade foi realizada em 2022 na EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército), no Jardim Chapadão.

Neste 2024, estão programadas a realização de 36 etapas. Restam mais 31 até o fim do ano. A próxima está agendada para acontecer em Limeira. As inscrições são gratuitas.

Na PUC, a adesão de professores das redes municipal e estadual foi alta, de acordo com os organizadores. “O Brasil é referência hoje no esporte paralímpico, o que leva muitos profissionais a buscar mais conhecimento sobre o assunto”, diz Samira Pessoa, representante da Secretaria de Estados dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

PcDs são alvos de atenção de educadores e preparadores físicos da RMC (Departamento de Comunicação PUC-Campinas)

PcDs são alvos de atenção de educadores e preparadores físicos da RMC (Departamento de Comunicação PUC-Campinas)

Durante os quatro dias de atividade na PUC, os participantes receberam capacitação técnica com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico. Atletismo, badminton, halterofilismo, futebol de cegos ou judô, tênis de mesa, voleibol sentado e natação foram as grades de modalidades disponíveis para escolha entre os inscritos.

As aulas contaram com a aplicação de conceitos e técnicas, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo nas modalidades destacadas.

Especialista em esporte paralímpico, o professor Luiz Marcelo Ribeiro da Luz foi um dos palestrantes no evento. Ele ressalta a importância do curso. “Além de capacitar e formar pessoas, a proposta amplia a possibilidade de trabalho em rede, entre as entidades de atendimento à pessoa com deficiência, que atuam com o esporte, e os profissionais que atuam sobretudo na rede escolar”, salienta.

ADEACAMP E APC

Da Luz é ligado à Associação de Esportes Adaptados de Campinas (Adeacamp) e à Associação Paralímpica de Campinas (APC), duas entidades que são referências no cenário paradesportivo do estado de São Paulo. Juntas, as associações atendem cerca de 100 alunos, com atividades voltadas à formação básica e ao alto rendimento. Ambas incorporam cinco modalidades. A Adeacamp trabalha com bocha paralímpica, handebol em cadeira de rodas e rúgbi em cadeira de rodas. Já a APC desenvolve a natação e o atletismo. “Uma parceria com a PUC, estabelecida por meio de convênio, garante a estrutura necessária para que desenvolvamos um trabalho de excelência”, finaliza Da Luz.

Palestras e ações práticas integraram os quatro dias de atividades na PUC-Campinas (Departamento de Comunicação PUC-Campinas)

Palestras e ações práticas integraram os quatro dias de atividades na PUC-Campinas (Departamento de Comunicação PUC-Campinas)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por