TÊNIS DE MESA

Campeonato reúne mais de 360 atletas de Campinas

Aberta na pandemia, Academia Power Pong se desenvolveu e hoje incorpora associação, que rende bons frutos para Campinas

Esportes Já
21/08/2023 às 09:23.
Atualizado em 21/08/2023 às 09:23

Rafael Verdial, Henry Shiguio, Pietro Phaiffer e Murilo Pioto (Divulgação)

Mais do que a disputa da terceira etapa do Campeonato Paulista de Tênis de Mesa, o evento que aconteceu neste final de semana no ginásio do Sesi, na Santos Dumont, simbolizou uma celebração. O festival de jogos, que começou às 8h e se estendeu até às 22h do sábado, reuniu mais de 360 atletas do estado e marcou a força da modalidade em Campinas na atualidade, com destaque em competições, revelação de jogadores e estrutura. “Estamos indo bem”, resumiu o técnico da Associação dos Mesatenistas da cidade, Gustavo Teliani de Souza.

Neste ano, a Associação já celebrou conquistas regionais, estaduais e nacionais. A força está principalmente na base. Um dos principais destaques é Henry Shiguio, de 10 anos, já selecionado para uma turma de treinamento de promessas da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa. Rafael Verdial e Murilo Pioto, ambos de 9 anos, e Pietro Phaiffer (13) são outras promessas. “Os atletas treinam todos os dias, de segunda à sexta-feira, e disputam torneios aos finais de semana”, explica Teliani.

A força da Associação é fruto de superação. A academia Power Pong, base do projeto, foi uma aposta durante a pandemia. Sem trabalho na época, Teliani teve que se reinventar e abriu o espaço em meio a incertezas. O começo foi com 20 alunos. Hoje, são 210, que vão de crianças a pessoas da terceira idade. “Temos uma estrutura adequada, investimento, fortalecimento de equipe e, principalmente, apoio das famílias dos alunos”, celebra, destacando a qualidade da área de treinos. “O espaço físico tem piso, iluminação, mesas e bolas de primeira linha.”

O projeto recebe apoio do Fundo de Investimento Esportivo de Campinas (Fiec), cujos recursos são destinados em boa parte para as inscrições em campeonatos. O trabalho social também está inserido no investimento, mas Teliani reconhece que o foco principal é a equipe de rendimento.

CAMPEONATO PAULISTA

Na terceira etapa do Campeonato Paulista disputado sábado no Sesi da Santos Dumont, 37 atletas representaram Campinas. A competição aconteceu nas categorias sub 9,11,13,15, juvenil, juventude, adulto, senior, veterano 40, 50, 60 e 70 anos, no masculino e feminino. Houve também competição entre paratletas, da qual Campinas não participou. “Temos dois paratletas na Associação, mas um preferiu se poupar para a disputa do Brasileiro. Ele é o primeiro no ranking paulista classe 8. Já o outro está lesionado”, explicou Teliani, destacando que até o final do ano, Campinas tem chance de receber mais uma etapa do Campeonato Paulista.

PARIS 2024

Inspiração para boa parte dos garotos que começam a praticar tênis de mesa, o brasileiro Hugo Calderano é esperança de medalha para o Brasil nos Jogos Olímpicos do próximo ano. Na atualização do ranking mundial, no final do mês passado, ele apareceu na quarta colocação. No topo da lista, os chineses Fan Zhendong e Wang Chuqin seguem travando um duelo de gigantes, com 6.855 e 6.285, respectivamente. Outro chinês, o Ma Long, é o terceiro colocado, com 3.645, 760 a mais que o Hugo. Na quinta colocação do ranking está o japonês Tomokazu Harimoto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por