FUTEBOL

Campeonato amador tem largada em Campinas

Na primeira rodada deste final de semana, todas as equipes buscaram os primeiros três pontos já pensando na decisão, marcada para dezembro, no estádio Brinco de Ouro

Esportes Já
02/09/2024 às 15:50.
Atualizado em 02/09/2024 às 15:50
Na primeira rodada, o Granada F.C. fez 2 a 0 no Sport Club Icaraí, enquanto o Jardim Fernanda bateu o São Marcos pelo placar de 2 a 1 (Rogério Capela-PMC)

Na primeira rodada, o Granada F.C. fez 2 a 0 no Sport Club Icaraí, enquanto o Jardim Fernanda bateu o São Marcos pelo placar de 2 a 1 (Rogério Capela-PMC)

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Campinas iniciou, neste final de semana, a 16ª edição do Campeonato Municipal de Futebol Amador Série Ouro A. Assim como nos anos anteriores, o evento vai contar com 32 equipes, que disputarão os jogos em praças particulares e públicas espalhadas pelo município. Segundo informações da comissão organizadora, entre atletas, comissão técnica e dirigentes, são mais de mil inscritos envolvidos na programação. O evento será encerrado no dia 1 de dezembro, com a final sendo disputada no estádio Brinco de Ouro. 

A competição divide o protagonismo no calendário do futebol amador com o Campeonato Amador RMC, promovido pela Liga Campineira de Futebol, que foi encerrado em julho com o bicampeonato do R7 Picerno, de Sumaré. No ano passado, o Granada foi o campeão da Série Ouro A após vencer na decisão o Grêmio Cafezinho. O confronto ocorreu no estádio Moisés Lucarelli. 

Para este ano, a previsão é pela realização de um campeonato com 127 partidas, o que inclui as fases classificatórias e eliminatórias. Todas as partidas serão gratuitas para o público. 

A secretaria de Esportes e Lazer esclarece que o regulamento teve aprovação dos dirigentes dos clubes no Congresso Técnico realizado dia 27 de junho, no Salão Vermelho do Paço Municipal. As equipes participantes, por intermédio de um sorteio, foram divididas em quatro grupos formados por oito times cada.

Nesta fase de grupos, intitulada como classificatória, os times farão confrontos com adversários do próprio grupo. Serão sete rodadas. Os quatro melhores de cada grupo farão parte do ranqueamento dos 16 times classificados para as oitavas de final. As partidas terão a equipe de melhor campanha contra a última colocada, a segunda que melhor pontuou diante da penúltima, e assim sucessivamente. Serão rebaixados os dois últimos colocados para a Série Ouro B. 

Em virtude do calendário apertado, as eliminatórias terão apenas o jogo de ida e, em caso de empate nas oitavas e quartas de final, seguirá no torneio o time de melhor campanha. A mudança de regulamento ocorrerá somente nas semifinais. Quando ocorrer a igualdade no tempo normal, a decisão será nos pênaltis.

REGULAMENTO BUSCA EQUILÍBRIO 

Outras alterações foram efetuadas no regulamento para permitir o equilíbrio da competição. A principal é a que obriga o atleta a escolher uma divisão para atuar. Ou seja, se ele estiver inserido em qualquer equipe da Série Ouro A, ele não poderá participar de nenhuma outra divisão em Campinas. A medida pretende estancar o comportamento de alguns atletas que joguem por vários times nos finais de semana e desfalcam suas equipes na Série Ouro A, especialmente nas rodadas decisivas. Outra providência adotada teve a intenção de assegurar o clima harmonioso nas partidas. A Comissão Organizadora estipulou que, além dos jogadores envolvidos nas partidas, só poderão entrar no campo de jogo o treinador, auxiliar técnico, preparador físico e um dirigente. Durante os 80 minutos de jogo, cada equipe poderá efetuar sete alterações, mas devem ser feitas durante três paradas. O intervalo de parada não será contado como paralisação para alteração. Outras medidas foram colocadas no regulamento para assegurar comprometimento. Uma equipe com registro de W.O durante uma partida será eliminada da competição e ficará suspensa de participar do próximo campeonato. Pior: após o cumprimento da punição, a equipe irá para a Série Ouro C. Além disso, quem não se apresentar com o time uniformizado com número mínimo de sete jogadores exigidos e em até 30 minutos após o horário determinado para a partida será considerado como W.O e a vitória será designada para a equipe adversária. 

CONFIRA OS GRUPOS 

Em relação a divisão das equipes, o grupo 1 terrá as equipes do Granada FC, S. Club Icaraí, Defensor F.C., E.C. Cruzeirinho, Meninos da Vila Rica, Lago F.C., Bangu F.C. e Carlos Lourenço. 

No grupo 2, os time sorteados foram Grêmio Cafezinho, E.C. Três Marias, Vila Rica, São Marcos, Unidos do Campos Elíseos, Fernanda F.C., Amigos F.C. e Oziel F.C. 

No grupo 3, a disputa ficará entre Parque Brasília, F.C. Bayern Itajaí, União CDHU Maloka F.C., São Bernardo, Ud. Adhemar de Barros, Monte Cristo F.C., E.C. 31 Novo Horizonte e Bartira’s. 

No grupo 4, os clubes escolhidos foram C.R. Flamengo Santa Mônica, Vila Boa Vista F.C., Esporte Clube Pureza, A.E. Acadêmicos DIC VI, Vila Formosa/Grêmio Formosa, Galácticos F.C., Vera Cruz Florence e Imperial Vida Nova.

RESULTADOS SÉRIE OURO A 

GRUPO A 

Granada F.C. 2x0 Sport Club Icaraí 

E.C. Cruzeirinho 2x3 Bangu F.C. 

Carlos Lourenço F.C. 2x3 Meninos da Vila Rica 

Defensor F.C. 0x2 Lago F.C

GRUPO B

Grêmio Cafezinho 2x0 Oziel F.C

Morro 1 x 3 Vila Rica 

São Marcos 1 x 2 Jardim Fernanda 

Três Marias 3 x 3 Amigos F.C

GRUPO C 

Parque Brasília 3 x 1 U Adhemar de Barros 

Unidos CDHU 2 x 2 Bayern Itajaí 

Monte Cristo 0 x 1 São Bernardo 

Novo Horizonte 2 x 2 Bartira´s 

GRUPO D

 Imperial 3 x 1 Vila Boa Vista 

Flamengo Jardim Santa Mônica 3 x 0 Formosa 

Vera Cruz 0 x 4 Acadêmicos 

Galacticos 1 x 4 Pureza

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por