Festival da modalidade no próximo sábado mobilizará os alunos das escolinhas e projetos da Prefeitura
Conheça os ex-atletas da seleção brasileira Cassiano Leal e Ana Paula Susanna, referências para os jovens nadadores da cidade (Divulgação)
As altas temperaturas registradas desde o início da Primavera impulsionam a prática da natação em Campinas. Segundo a coordenadora da secretaria de Esportes e Lazer, Renata Baronti, todas as turmas das escolinhas e projetos da Prefeitura estão lotadas neste segundo semestre. E o clima também favorece a evolução dos alunos, celebra Renata. No próximo sábado, os jovens aprendizes terão a oportunidade de demonstrar suas performances no festival da modalidade, que já se tornou tradição na cidade.
“Obtivemos uma grande evolução neste semestre em quase todos os alunos dos projetos”, atesta a coordenadora. “A constância das aulas e a temperatura mais agradável da água devido ao calor levaram um aumento do aprendizado. Em cada praça de esportes temos alunos em evolução”, afirma. Segundo Renata, as atividades estão em um nível alto de intensidade. “Desde setembro, só não tivemos aula no feriado do dia 15 de novembro. Não fez frio e nem choveu nos horários das práticas, o que possibilitou uma frequência de praticamente 100% e um aperfeiçoamento dos alunos. Agora, no festival, vamos ver os destaques.”
As aulas acontecem em seis locais: no Balneário do Taquaral, no Clube Municipal João Carlos de Oliveira no Padre Anchieta e nas praças de esportes do Dic VI, Ferdinando Panatoni, Edgard Ariane e Carlos Grimaldi. Neste semestre, cerca de 400 crianças entre 5 e 16 anos estão participando das atividades, além de um grupo de aproximadamente 100 pessoas que integram a natação adulta.
O festival acontecerá sábado, a partir das 8h, na Praça de Esportes Edgard Ariane, no Novo Cambuí. Além de demonstrarem o que aprenderam aos pais, os alunos também terão a oportunidade de acompanhar uma exibição dos ex-nadadores da seleção brasileira Cassiano Schalch Leal e Ana Paula Susanna durante o evento. Ambos integram o projeto de natação da Prefeitura de Campinas desde 2021 com uma atuação de direcionamento e orientação aos mais jovens.
“Além de ensinar a nadar com o objetivo da prevenção do afogamento, já que muitas crianças participantes das aulas nadam em rios, lagos e piscinas desconhecidas, o foco primordial é passar valores para a vida”, afirma Cassiano, que tem larga experiência dentro das águas. Medalhista de prata em Pan-Americanos, de bronze em Mundiais e integrante da equipe olímpica brasileira nos Jogos de Atlanta, em 1996, ele segue dedicando sua vida ao esporte na tarefa de passar ensinamentos aos mais jovens.
“Fiquei de fora da Olimpíada de 1992 por 2 centésimos. Sim, na natação centésimos são literalmente divisores de águas. E aí entram os valores que aprendi no esporte: foco e resiliência”, comenta o ex-atleta de 51 anos de idade.
Ana Paula, que começou a nadar aos 3 anos e integrou a seleção brasileira pela primeira vez aos 13, explica a demonstração programada para o festival do próximo sábado. “Fazemos os quatro estilos na ordem de um revezamento oficial. O Cassiano nada o costas e borboleta e depois eu nado o peito e crawl. O objetivo é mostrar as técnicas e fundamentos de cada nado. A natação é um esporte lindo de ser visto e isso motiva as crianças.”
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.