AMADOR

Bola começa a rolar na Copa Cidade

Competição terá presença de 41 equipes e terá início no dia 20 de agosto e decisão em dezembro

Esportes Já
14/08/2023 às 16:05.
Atualizado em 14/08/2023 às 16:05
A Copa Irdival Frezzato teve a final entre R7 Picerno e E.C Icaraí. O torneio foi promovido pela Liga Campineira de Futebol, que vai promover a Copa Cidade de Campinas (Thiago Pires Photo)

A Copa Irdival Frezzato teve a final entre R7 Picerno e E.C Icaraí. O torneio foi promovido pela Liga Campineira de Futebol, que vai promover a Copa Cidade de Campinas (Thiago Pires Photo)

Criado pela nova diretoria da Liga Campineira de Futebol para ser um espaço de atividade para clubes que já encerraram suas participações nas Séries Prata e Bronze do Campeonato Municipal, a Copa Cidade de Campinas terá a sua largada no próximo dia 20 de agosto e com a participação de 41 equipes.

Os times foram divididos em oito chaves, sendo que sete grupos tem cinco equipes e um grupo com seis times. Após atuarem em turno único, os dois primeiros colocados disputam a fase de mata-mata até a decisão que será no dia 03 ou 10 de dezembro, dependendo das condições oferecidas pelo calendário. O local provável deve ser a Praça de Esportes do São Bernardo.

O vice-presidente da LCF, César Augusto Ferreira, o Cesinha, relata que a competição conta até com integrantes da Série Ouro, como o Flamengo do Jardim Santa Mônica e o Unidos Campos Elíseos. As duas equipes vão jogar com formações alternativas, enquanto que o time principal estará envolvido na divisão principal do Campeonato Amador realizado pela Prefeitura de Campinas. “A competição ficará como competição da Liga no segundo semestre, enquanto que no primeiro terá a Copa Irdival Frezzato”, afirmou Cesinha.

Cesinha reconhece, no entanto, que existirá dificuldade para estender a competição para outras cidades da região, especialmente porque nesta época do ano, as Ligas Municipais existentes na Região Metropolitana de Campinas encontram-se a todo vapor. “O campeonato de Hortolândia está nas oitavas de final, Sumaré está na terceira rodada. Só teremos uma equipe de Hortolândia porque ela estava na segunda divisão e a competição já se encerrou”, afirmou o dirigente.

Em relação aos custos com arbitragem e outras despesas, Cesinha afirmou que os clubes estão livres de qualquer gasto, até de inscrição.

SÉRIE OURO A

Além da Copa Cidade de Campinas, o futebol amador local terá a Série Ouro A, cujo início será na segunda quinzena de setembro. O regulamento da Série Ouro A estipula que, dos 25 jogadores de cada equipe, onze jogadores podem atuar, mesmo que tenham atuado nas séries Prata e Bronze. No ano passado, só eram permitidos cinco atletas com tal perfil.

Já para o confronto inicial do matamata, quem conseguir a classificação, poderá retirar cinco jogadores do elenco e inscrever outros cinco jogadores, desde que não tenham atuado em outras divisões dos campeonatos organizados pela Prefeitura.

A principal divisão do futebol amador campineiro terá como participantes as equipes do Vila Boa Vista, Vila Rica, Grêmio Cafezinho, Parque Brasília, Oziel, Pureza, Campos Elíseos, Cruzeirinho Campo Belo, Monte Cristo, Bangu, Matina, Vila Formosa, Galácticos, Flamengo Santa Mônica, Granada, Bartira´s, Jardim Fernanda, 31 Novo Horizonte, São Marcos, COFA (Vila Costa e Silva), Amigos F.C, Santinho, Carlos Lourenço, Bayern Itajaí, Família Campo Belo, Imperial Vida Nova, São Bernardo, Parque Anhumas, Três Marias, Ademar Barros, Acadêmico e São Luiz. De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer nenhuma desistência foi registrada até o momento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por