VAI DAR PRAIA NA ITÁLIA

Beach tennis: Campinas vai ao campeonato mundial com três atletas no top 10 do ranking internacional

Aos 21 anos, Daniel Mola se tornou o mais jovem brasileiro a atingir o top 10

Esportes Já
02/09/2024 às 16:24.
Atualizado em 02/09/2024 às 16:24
Isabela Massaioli (à direita) durante premiação em torneio na Espanha (Divulgação)

Isabela Massaioli (à direita) durante premiação em torneio na Espanha (Divulgação)

Quatro atletas de Campinas disputarão o Campeonato Mundial de Beach Tennis, entre quarta-feira e domingo, em Cesenático, na Itália, com a expectativa de alcançar bons resultados. As atenções estarão voltadas principalmente para Daniel Mola, de 21 anos, que, no mês passado, se tornou o mais jovem brasileiro a chegar no top 10 do ranking mundial, divulgado pela Federação Internacional de Tênis. Antomi Ramos e Hugo Russo, que também estão entre os dez melhores do mundo, são os outros atletas da cidade que estarão presentes na competição. Já Isabela Massaioli representará Campinas no torneio feminino. Todos treinam no CT Lucas Sousa. 

Mola chegou à oitava colocação no ranking mundial de beach tennis depois de alcançar o vice-campeonato do Sand Series de Saarlouis, na Alemanha, um dos Grand Slams da temporada, disputado entre 15 e 18 de agosto. Com a segunda colocação, o atleta, que era o número 12 do mundo, somou 360 pontos e saltou quatro posições. Ele atuou na Alemanha com seu parceiro fixo, o paranaense Giovanni Cariani, que também atingiu a sua melhor colocação com o 14º posto. Assim, Mola supera o feito de Diogo Carneiro, que antes era o mais jovem brasileiro a atingir o top 10. A marca de Carneiro foi obtida em 2017 quando ele tinha 22 anos. 

“Estou muito feliz, sem acreditar ainda, e espero poder crescer junto com meu parceiro e já estarmos com os mesmos pontos. Temos os mesmos objetivos e metas", disse Mola ao comentar o feito. O título na Alemanha escapou por detalhes. A dupla número 1 do mundo, formada pelo francês Nicolas Gianotti e pelo italiano Mattia Spoto, foi a campeã ao ganhar por 5/7, 7/5 e 12/10. Mola e Cariani chegaram a ter dois match-points, salvaram matchpoint dos rivais no super tie-break, mas acabaram superados. 

O CT Lucas Sousa agora tem três atletas no top 10. O espanhol Antomi Ramos, radicado em Campinas desde o final de 2021 e bicampeão mundial, é o quinto colocado, e Hugo Russo, que treina no CT Lucas Sousa Decathlon, é o 10º. Hugo foi semifinalista em Saarlouis, na Alemanha, jogando ao lado do francês Mathieu Guegano, e Antomi fez as quartas de final ao lado do letão Maksmilians Andersons. Todos eles irão manter a parceria na disputa do Mundial. 

Em preparação para a competição na Itália, Mola conquistou o título da 14ª etapa do Circuito Beach Tennis, realizada no CT Lucas Sousa Na Quadra, em Valinhos, no final de semana de 23, 24 e 25 de agosto, que teve a participação de 800 atletas. Ele atuou ao lado de Eduardo Fonsatti. 

ISABELA 

Também atleta do CT Lucas Sousa, Isabela Massaioli de Sousa, de 17 anos, foi vice-campeã do torneio internacional BT 50 de Cabo de Gata, em Almeria, na Espanha, evento com premiação de US$ 4 mil (R$ 22 mil) e 50 pontos no ranking mundial. 

Ela e a parceira Julia Cabral foram superadas na final pelas espanholas Laura Torres e Daniela Perera por 6/2 e 7/5, em campanha com duas vitórias na chave principal. Esta foi a final mais importante da carreira de Isabela no profissional. 

A dupla também jogou a chave juvenil do torneio e foi vice-campeã. A competição serviu de preparação para o Mundial. As duas atuarão juntas na chave juvenil e Isa jogará a profissional ao lado da italiana Alice Pepi.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por